“Paulistinha” de instrução tem dois incidentes em 10 dias, em solo, em decolagem e em pouso (TGL), em 24.10.22


No dia 06, o monomotor PAUL 56-C “Paulistinha” de matrícula PP-GSV decolaria do Aeródromo de Americana (SDAI), nesta localidade de SP, com destino do Aeródromo Estadual de Campo dos Amarais – Prefeito Francisco Amaral (SDAM), em Campinas, em SP, a 10 MN a SE, para um vôo de instrução, com um instrutor e um piloto-aluno a bordo. Às 15:30Z (12:30LT), durante a corrida de decolagem, houve a perda de controle da aeronave no solo, com a consequente saída pela lateral direita da pista. O avião teve danos leves.

O aeródromo público de Americana (SDAI), em elevação de 2.005 pés, tem pista (12/30) de 18 x 1.100 m., de asfalto (resistência PCN 9).

Ao momento, nos dois aeródromos de Campinas – SDAM (a 10 MN a SE de SDAI, em elevação de 2.008 pés) e SBKP (a 17 MN a SE de SDAI, em elevação de 2.170 pés), o tempo era muito bom, com vento nordeste fraco.

METAR SDAM 061200Z 04005KT CAVOK 26/17 Q1015=
METAR SBKP 061200Z 03008KT CAVOK 24/17 Q1016=
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METAR SDAM 061300Z 05008KT CAVOK 28/17 Q1014=
METAR SBKP 061300Z 03013KT CAVOK 26/16 Q1014=

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente grave de perda de controle no solo e de excursão de pista. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

No dia 16, o monomotor decolou do Aeródromo Estadual de Campos dos Amarais – Prefeito Francisco Amaral (SDAM), Campinas, SP, para um vôo local de instrução, com um instrutor e um piloto-aluno. Às 12:55Z (09:55LT), durante um dos treinamentos, na corrida após o pouso, houve o deslocamento da roda da bequilha em torno de seu eixo, fazendo com que o pneu perdesse o contato com o solo. O avião parou ainda sobre a pista, com danos leves.

O aeródromo público-estadual de Campos dos Amarais/Prefeito Francisco Amaral (SDAM) está em elevação de 2.008 pés, contando com pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 25), para operação VFR diurna/noturna. O aeródromo é operado pela VOA SP. Conta com serviços de informação de tráfego de aeródromo (AFIS) – Rádio Amarais -, com expediente, diariamente, de 10:15-15:00Z (07:15-12:00LT) e16:00-21:45Z (13:00-18:45LT), com a operação na ATZ Amarais fora desse horário requerendo uso de FCA. O aeródromo funciona no período diurno (HJ), ou mediante solicitação fora desse período.

Ao momento, o tempo no “Amarais” era muito bom, com condição CAVOK e vento nordeste fraco, temperatura do ar de 26º e pressão atmosférica de 1.018 hPa.

SPECI SDAM 161015Z 34005KT CAVOK 21/16 Q1018=
METAR SDAM 161100Z 09004KT CAVOK 23/16 Q1018=
METAR SDAM 161200Z 06006KT CAVOK 24/16 Q1018=
METAR SDAM 161300Z 04006KT CAVOK 26/16 Q1018=
METAR SDAM 161400Z 02005KT CAVOK 27/15 Q1018=

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de trem de pouso. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

O monomotor PAUL 56-C, da Neiva, “Paulistinha” de matrícula PP-GSV (registro de produção sn 1038, fabricação 1960) pertence e é operado pelo Aeroclube de Campinas. O avião é registrado na categoria de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em agosto de 1991. O monomotor (trem de pouso convencional) é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 660 kg, para operação VFR Diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio de 2023.