Pesquisa da analista financeira Jefferies identifica sentimento entre corretores de aeronaves de estabilidade no mercado de jatos executivos – índice de pesquisa de corretores permaneceu inalterado em relação a junho, em 19.01.25

A editora da revista mensal de aviação AIN Kerry Lynch, em post no dia 16 na plataforma on line da mídia, repercutiu última pesquisa de mercado da agente de mercado financeiro Jefferies Equity Research.
Lynch apontou que, de acordo com o último índice semestral divulgado pela Jefferies Equity Research, o sentimento de mercado dos corretores de jatos executivos permaneceu estável nos últimos seis meses. Com base nas respostas de cerca de 100 corretores de jatos executivos, o índice ficou estável em 5,9 em uma escala de 10 pontos, o mesmo de junho, mas abaixo da máxima histórica de janeiro de 2022 de 8,7.
De acordo com a pesquisa, os corretores citaram com mais frequência um mercado de jatos executivos usados mais forte com prazos de entrega mais longos como impulsionador do mercado (22%), enquanto 18% apontaram estoques disponíveis mais altos e 13% para novos participantes. Outros fatores citados incluem preocupações com desaceleração econômica (9%) e um declínio na depreciação de bônus (7%).
Enquanto isso, quando questionados sobre os maiores riscos para as vendas de jatos executivos, 35% disseram desacelerações econômicas em mercados-chave, 16% citaram taxas de juros mais altas do FED (Banco Central do EUA) e 14% expressaram preocupações sobre os prazos de entrega da cadeia de suprimentos.
Os corretores de aeronaves executivas prevêem um crescimento de 3% no mercado em média este ano, um ponto abaixo da pesquisa de junho.
A Jefferies, enquanto isso, está estimando ganhos de 11% no mercado de aeronaves novas à medida que os problemas da cadeia de suprimentos diminuem e a Gulfstream e a Dassault alavancam a produção dos seus modelos mais novos. O ano passado também viu menos entregas com a greve de técnicos de produção na Textron Aviation.
Pela pesquisa da Jefferies, o estoque de jatos executivos usados continua a crescer, atingindo 1.263 aeronaves e representando 5,1% da frota disponível para venda em dezembro. Isso é maior que a média de um ano de 4,8% e a média de cinco anos de 4,7%.
A Jefferies divulgou que sua pesquisa revelou que o sentimento do mercado sobre o Gulfstream G400 continua misto, mas que é mais positivo (72%) em relação ao G700, apesar dos atrasos que os analistas apontam serem atribuídos ao cronograma de produção do motor Pearl, da Rolls-Royce, impacto residual de atrasos na certificação, tempo para certificação de interior personalizado e escassez de pessoal de entrega técnica. A Gulfstream continua sendo a fabricante (OEM) de jatos executivos mais procurada, seguido pela Cessna (com sua linha Citation), da Textron Aviation.
O Cessna Citation Longitude é visto como “capacitado”, mas com um preço mais alto e “estigma de marca” nesse segmento, enquanto o EMBRAER Praetor é visto como tecnicamente forte, mas com preocupações com a cadeia de suprimentos e disponibilidade de serviços. O Bombardier Challenger 350 continua popular, acrescentou a Jefferies, mas o modelo é mais antigo do que alguns dos outros jatos de médio porte disponíveis no mercado de usados. [EL] – c/ fonte