Pesquisa de análise de mercado JetNet iQ reporta otimismo na ordem econômica e condições do mercado de operadores da aviação executiva da América do Norte (especialmente EUA), em 17.09.23


Os proprietários/operadores de aeronaves executivas da América do Norte estão demonstrando otimismo em relação à economia pela primeira vez em quase dois anos, de acordo com os resultados da pesquisa JetNet iQ do terceiro trimestre.

Analista de mercado Rolland Vincent, fundador e diretor da pesquisa e chefe da Rolland Vincent Associates, apresentou os resultados no dia 14 no seminário anual da JetNet iQ – o JetNet iQ Summit.

“Finalmente vimos que o otimismo da comunidade de proprietários/operadores do EUA aumentou e esperamos basicamente seis ou sete trimestres por isso”, disse Vincent, para emendar: “O clima estava ficando um pouco sombrio e indo contra a tendência que víamos em todo o mundo”.

Esta última pesquisa – a 50ª da analista de mercado desde que começou a consultar e coletar dados dos operadores em 2011 – mostra que quase 56% dos entrevistados acreditam que as condições de mercado já ultrapassaram o ponto mais baixo para a aviação executiva. O consultor Rolland Vincent sugeriu que a calmaria resultou da falta de confiança empresarial impulsionada por taxas de juros mais altas e inflação.

Saindo da pandemia de Covid e do seu forte estímulo na procura de vôos privados, o mercado de aeronaves usadas está se estabilizando na medida em que medida que os ativos aumentam lentamente.

Em meados de 2023, as encomendas em atraso entre as cinco principais fabricantes de jatos executivos ultrapassavam US$ 50 bilhões, o que equivale a mais de 18 meses (1,5 anos) de produção na maioria dos modelos. Embora a relação book-to-bill (encomenda : entrega/faturamento) das fabricantes de aeronaves executivas tenha caído ligeiramente recentemente, as suas taxas ainda estão, na maioria dos casos, acima de 1:1, com exceção da EMBRAER, que está perto de 2:1. Os problemas da cadeia de abastecimento continuam a restringir a produção, observou Vincent.

Em sua última previsão para o setor, a JetNet iQ prevê entregas de 8.684 novos jatos executivos na próxima década, somando valor de US$ 268 bilhões. Isso representa um aumento de 284 jatos (3,4%) em relação à previsão do ano passado.

“A principal mudança foi uma mudança na produção para a segunda metade da nossa perspectiva de 10 anos, porque estamos vendo atrasos consistentes na certificação de novas aeronaves”, disse Vincent para a mídia de aviação AIN. “A realidade é que é mais difícil e mais demorado do que nunca certificar uma aeronave, e isso está afetando toda a indústria de fabricantes de aeronaves”, completou Vicent.

Até 2032, a frota privada global deverá totalizar 28.362 jatos, após a retirada de serviço de quase 3.800 aeronaves.

Nesta última pesquisa, Vincent também observou um forte aumento na consciência e na vontade dos entrevistados de usar combustível de aviação sustentável. Desde que a pergunta foi feita pela última vez em 2019, houve um aumento de 76% nas respostas positivas. [EL] – c/ fonte