Pesquisa de mercado da Vref vê algumas preocupações quanto aos rumos da economia e com eleições americanas, e realidades de custos crescentes, “gargalos” na cadeira de suprimento e um mercado em evolução, em 13.12.24
No dia 11, a redatora de notícias da mídia AIN Sarah Rose postou nota relativa à ultima pesquisa de mercado de aeronaves executiva trimestral da VREF, plataforma de avaliação e banco de dados de preços de aeronaves.
Sarah escreveu que a última pesquisa trimestral (4T24) da plataforma – Aircraft Value Reference & Appraisal Services (Serviços de Avaliação e Precificação de referência) mostrou percepções mistas sobre a direção da economia entre a comunidade da aviação executiva, um fator de interferência nos negócios de aeronaves executivas.
Das 488 partes interessadas do setor pesquisadas no quarto trimestre, à questão “como você percebe a condição atual da economia global?”, quase 60% dos pesquisados disseram que estavam um pouco otimistas a muito otimistas sobre a direção da economia global, enquanto quase um quarto (25%) dos entrevistados indicaram pessimismo.
Pouco mais de 40% dos entrevistados observaram que as taxas de juros e a inflação foram os maiores fatores na determinação de suas perspectivas econômicas. Isso foi seguido pela incerteza política e perspectiva do mercado de ações. Um pouco mais de entrevistados (44%) disseram estar preocupados com os impactos nas mudanças de política resultantes das eleições de 2024 do que aqueles sem preocupações (40%).
Em termos de custos operacionais, mais de três quartos (75%) dos entrevistados disseram que tiveram alta (elevação) no ano passado, com os principais fatores sendo o aumento dos custos de manutenção e de combustível. Mais da metade (50%) indicou que viu atrasos na obtenção de peças para suas aeronaves, indicando problemas persistentes na cadeia de suprimentos.
Curiosamente, a maioria dos entrevistados da pesquisa disse que “não era nem um pouco provável” ou que era “improvável” comprar uma nova aeronave nos próximos meses. Dentre quase 80% dos pesquisados disseram que, de todos os tipos de aeronaves que provavelmente adquiririam, a de motorização a pistão eram a principal escolha.
“Essas descobertas refletem o ato de equilíbrio que todos nós estamos gerenciando – otimismo temperado pelas realidades de custos crescentes, gargalos [na cadeira de suprimento] e um mercado em evolução”, disse o CEO da Vref, Jason Zilberbrand. [EL] – c/ fonte