Pesquisa de mercado de aeronaves executivas trimestral da Jetcraft revela aumento na diferença entre preços de oferta  de venda e para compra aumenta com redução da oferta de jatos executivos e que vendedores estão se movimentando mais rápido do que os compradores e cita tarifas e depreciação como principais forças do mercado, em 12.06.25

Em postagem no dia 10 na plataforma online da AIN, a colaboradora-articulista da mídia Amy Wilder repercutiu os dados de pesquisa do mercado de aeronaves executivas no mais recente trabalho trimestral Market Intelligence Update da Jetcraft – uma empresa especializada em negócios e comercialização de aeronaves, com sede na Carolina do Norte (EUA). Trata-se da pesquisa de mercado de aeronaves executivas para o 2T25 – Q2 2025 Market Intelligence Update. 

Amy escreveu que o estoque de jatos executivos está diminuindo pela primeira vez desde 2022, sinalizando uma grande mudança após dois anos de condições de mercado mais fracas, de acordo com a “Atualização de Inteligência de Mercado do 2T25” da Jetcraft. No entanto, com a redução da oferta, os vendedores estão aumentando as expectativas de preço mais rapidamente do que os compradores estão dispostos a igualar, afirmou a empresa. 

Amy aponta que os dados da Jetcraft mostram uma diferença crescente entre os preços pedidos e os preços de venda nos últimos 12 meses. A diferença (spread) atual, declarou a Jetcraft, “revela os primeiros sinais de excesso de confiança” entre os vendedores e corre o risco de afastar compradores relutantes em pagar prêmios inflacionados.

A mudança na oferta também está provocando mudanças nos padrões de compra. À medida que o estoque de aeronaves novas se torna mais difícil de encontrar, a idade média das aeronaves vendidas está aumentando. Essa tendência abre oportunidades para corretoras reavaliarem aeronaves mais antigas e adaptarem estratégias de vendas para proprietários que talvez não estivessem no mercado anteriormente.
Apesar da dinâmica na oferta de aeronaves em evolução, a Jetcraft enfatizou que a aviação executiva permanece resiliente. “No mercado atual em crise, insights como esses ajudam os clientes da Jetcraft a precificar de forma mais competitiva, planejar suas entradas com sabedoria e aproveitar as tendências de demanda em evolução”, registra a especialista.

Segundo Amy, a Jetcraft citou a incerteza geopolítica e uma crescente postura de “esperar para ver” entre os vendedores como possíveis impulsionadores da tendência.

A Jetcraft também observou fatores macroeconômicos e políticos que provavelmente influenciarão a atividade no segundo semestre do ano.

Por exemplo, espera-se que tarifas sobre aeronaves importadas restrinjam os fluxos de estoque internacional para o EUA, aumentando o apelo de listagens de empresas sediadas fora do EUA para compradores globais. Uma proposta de restabelecimento da depreciação de bônus de 100% no EUA também poderia incentivar mais transações domésticas e ajudar a restaurar o ritmo de negócios de aeronaves executivas. [EL] – c/ fonte