Petrobras inicia processo de contratação da construção da primeira planta de BioQAv e diesel renovável, na refinaria de Cubatão/SP – RPBC, em 21.08.25


Em notícia divulgada pela sua agência no dia 20, a Petrobras anunciou que deu início ao processo de contratação para construir a primeira planta dedicada à produção de BioQAv (ou SBC – Sustainable Blending Component – Componente Sintético da Mistura) para produção de SAF e de diesel renovável (ou HVO – Hydrotreated Vegetable Oil – óleo vegetal hidrotratado) a ser instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).

O projeto prevê capacidade de processamento de cerca 950.000 toneladas por ano de matérias-primas de origem vegetal e gordura animal, gerando uma capacidade de produção de até 16.000 bpd de renováveis (BioQAv e diesel renovável).

Para a construção da nova planta, o projeto foi dividido em cinco ‘pacotes’ de contratação. A licitação do primeiro ‘pacote’, que já está aberta, refere-se à unidade de pré-tratamento, responsável pela retirada das impurezas da matéria-prima para posterior conversão nos produtos BioQAv e diesel 100% renovável. A projeção é que sejam instalados tanques para armazenamento de derivados e de matérias-primas como óleo de soja e sebo bovino provenientes, principalmente, das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Os contratos devem ser assinados no segundo semestre de 2026 e as obras iniciadas no fim do mesmo ano.

“A Petrobras avança no pioneirismo e na capacidade de desenvolver soluções que contribuam para as metas de redução de emissões. A planta dedicada para a produção de combustíveis renováveis na RPBC e a oferta de novos produtos ao mercado serão um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo”, declara a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

“A implantação da primeira planta de BioQAv e diesel renovável da Petrobras reforça o nosso posicionamento na liderança da transição energética justa e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Vamos entregar produtos com menores emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

A Petrobras tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e a implantação de soluções para uma transição energética justa. A planta dedicada para a produção de BioQAv e diesel renovável representa um marco para atendimento das metas de redução de emissões dos segmentos rodoviário e de aviação civil do país.

O projeto da planta dedicada para a produção de combustíveis sustentáveis na RPBC está alinhado à lei brasileira Combustível do Futuro, às iniciativas globais de redução de emissões, como a produção de SBC (Sustainable Blending Component) e aos compromissos assumidos pelas empresas de aviação com o CORSIA a partir de 2027. O CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation – Esquema de redução e Compensação de Carbono pela Aviação Internacional) é o programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos vôos internacionais.