PF e Receita Federal apreendem avião monomotor com 400 celulares em aeródromo em Brasília/DF, em 15.02.22

Fonte: g1 – 11/02/2022
A Polícia Federal e auditores da Receita Federal apreenderam, na última sexta (11), 400 aparelhos celulares de última geração, em carga embarcada em um avião monomotor (da linha Piper PA-28R) e ainda em um automóvel no Aeródromo Botelho/Planalto Central (SIQE), em São Sebastião, no Distrito Federal, a 12 MN a SE do aeroporto de Brasília/JK (SBBR).
Duas pessoas foram presas em flagrante e vão responder por “descaminho”, um crime de ordem tributária, que se caracteriza pela entrada e saída de mercadorias no país, sem o pagamento de tributos, que tem pena de até 8 anos de prisão.
A prisão e a apreensão foram feitas após uma denúncia anônima, quando o avião pousou no aeródromo, que fica no km 32 da BR-251. Segundo a PF, a carga está avaliada em R$ 4 milhões.
A ação contou também com apoio da ANAC, da Polícia Militar do DF e da Polícia Militar de Goiás.
Por contrato com a TERRACAP, a INFRAERO é a administradora do aeródromo. “Os serviços de administração, gestão e operação atualmente realizados no Aeródromo Planalto Central são de competência da INFRAERO, conforme contrato vigente”, registrou a TERRACAP.