Phenom 100 não pára nos limites da pista em pouso e escapa pela cabeceira oposta após “cavalo de pau”, em Santa Rosa/RS, em 15.12.21
O jato executivo EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de prefixo PR-TDV (registro de produção sn 50000244, ano de fabricação 2011), da distribuidora de medicamentos Dimed, com quatro ocupantes (três passageiros e um piloto), teve uma ocorrência de excursão de pista em pouso no Aeródromo de Santa Rosa (SSZR), região noroeste do RS, na manhã desta terça (14).
Na corrida de pouso, o jato não conseguiu desacelerar e parar nos limites da pista e escapou pela cabeceira oposta após “cavalo de pau”, descendo um barranco contíguo até parar com direção invertida junto de uma via de acesso.
Os quatro ocupantes não se feriram.
O Aeródromo público (estadual) de Santa Rosa/Luís Alberto Lehr (SSZR) tem pista (07/25) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 8 e resistência de subleito alta, em elevação de 1.014 pés. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna/noturna.
Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER como acidente de pouso longo.
Conforme súmula factual inicial, o jato decolou de Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre, com destino do aeródromo Luís Alberto Lehr (SSZR), em Santa Rosa, para um vôo privado, com dois passageiros e um piloto. Após o pouso, por volta de 13:00Z (10:00LT), o jato saiu da pista da pista pela extremidade. O jato teve danos substanciais, e os três ocupantes saíram ilesos.
No tocante à investigação aeronáutica, o jato não foi liberado para o operador ficando à disposição para inspeções da investigação do CENIPA.