Phenom 100 tem incidente de “Perda de controle no solo “ e “Excursão de pista” em pouso em Salvador/BA, em 17.08.22


No dia 13 (sábado), o jato executivo EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de matrícula PR-FBU decolou do Aeródromo ABA (SNDH), em Barreiras, na BA, às 12:55Z (09:55LT), com destino ao Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV), em Salvador/BA, a 396 MN a oeste, em vôo voo privado, com oito ocupantes (sendo sete passageiros e um piloto). No pouso, às 14:15Z (11:15LT), houve a perda de controle direcional e o jato acabou escapando pela lateral direita da pista. O avião sofreu danos leves, não houve danos a terceiros. Os oito ocupantes saíram ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “Perda de controle no solo “ e “Excursão de pista”. No tocante da investigação aeronáutica pela CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento.

O avião EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de matrícula PR-FBU é o aparelho de registro de produção sn 50000318 e fabricação 2013, de propriedade de instituição financeira e operação via alienação fiduciária de uma empresa comercial e de representação de produtos agropecuários, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em abril de 2013. O avião é aprovado para sete passageiros e MTOW de 4.750 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio (de 2023).

O Aeródromo privado ABA (SNDH), em Barreiras, na BA, em altitude de 1.683 pés, tem pista (13/31) de 25 x 1.530 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 8 e resistência de subleito baixa, para operação VFR diurna. Dista 5 MN ao sul do aeródromo público de Barreiras/Dom Ricardo Weberberger (SNBR), em elevação de 2.451 pés, com pista (08/26) de 30 x 1.600 m., asfaltada (PCN 35), homologada para operação VFR diurna/noturna.

Em elevação de 66 pés, o Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV) tem duas pistas não interligadas, a pista primária, 10/28, de 45 x 3.003 m. (com LDA de 2.763 m.), de asfalto, com resistência PCN 73, com as duas cabeceiras sendo dotadas de sistema de indicação de rampa PAPI, e a pista secundária, 17/35, de 45 x 1.518 m., de asfalto, com resistência PCN 41. A pista 10/28 conta com procedimentos de aproximação IFR para as duas cabeceiras, de precisão ILS e não precisão por navegação por Localizador (LOC), por rádio-auxílio VOR e por satélite (RNP); a cabeceira 17 conta com procedimento de aproximação RNP com “Mínimo meteorológico” de 5 km de visibilidade horizontal (de operação VFR) e finalização a partir da aproximação a partir da MDA (de 1.030 pés) “em condição VMC”.

O Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV) operava com tempo bom, em condição VMC – pelo METAR vigente da hora do pouso, a visibilidade era de 10 km ou superior, céu esparso com camadas a 2.000 pés e a 6.000 pés, vento SE (130º/153º) de 12 KT, temperatura do ar de 27ºC e pressão atmosférica de 1.022 hPa.

METAR SBSV 131300Z 13013KT 9999 SCT020 FEW025TCU SCT060 27/21 Q1022=
METAR SBSV 131400Z 13012KT 9999 SCT020 SCT060 27/22 Q1022=
METAR SBSV 131500Z 13014KT 9999 SCT020 28/21 Q1021=

Em informações não-oficiais, o avião parou em gramado na região do quadrante delimitado por taxiways “A” e “D”, sugerindo que o avião pousou na pista 17 e escapou da pista pela direita. Não houve fechamento da pista 10/28. A remoção do jato foi providenciada pelo hangar da Abaeté/AeroStar, que receberia o jato da viagem.