Piaggio entrega o primeiro AVANTI P180 EVO com sistema EVS, em 15.03.25


No dia 10, a fabricante italiana Piaggio Aerospace anunciou a recente entrega de um novo AVANTI P180 EVO a um jovem empresário do Missouri (EUA).
A aeronave tem uma configuração VIP para 8 passageiros e ostenta uma pintura cinza e azul personalizada, co-projetada com o cliente. Também apresenta uma inovação tecnológica significativa: é o primeiro AVANTI EVO equipado com um sistema de visão sintética avançada – EVS – Enhanced Vision System, projetado para melhorar a visão dos pilotos à noite e em condições de baixa visibilidade; este sistema compreende uma câmera digital de alta resolução integrada com tecnologia infravermelha, fornecendo informações em tempo real ao visor multifuncional dos pilotos.

Em post no dia 14 na plataforma online da mídia, Charles Alcock, editor-chefe da AIN, repercutiu a entrega destacando que o avião é equipado com sistema EVS Astronics Max-Viz 2300.

O sistema EVS Max-Viz 2300 foi instalado no AVANTI EVO sob um boletim de serviço baseado em uma mudança de projeto Tipo opcional para o bimotor (pusherprop) turboélice, que tem um conjunto aviônico Collins Pro Line Fusion. O sistema também pode ser instalado em modelos AVANTI II, que são equipados com suíte aviônica Collins Pro Line 21. A instalação do EVS não inclui HUD; as informações do EVS são exibidas na tela de informação de vôo primária.

O EVS combina uma câmera infravermelha com sensores infravermelhos de ondas longas e preto e branco mesclados. O sistema melhora a visibilidade para pilotos à noite e em condições de vôo comprometidas restritas de visibilidade, por fumaça, névoa seca, névoa úmida, nevoeiro, gases de poluição atmosférica, neve e chuva.

A nota da fabricante também informa que 11 outros AVANTI EVO estão atualmente em produção na fábrica da Piaggio Aerospace em Villanova d’Albenga.

A fabricante italiana está em processo de transição após a sua aquisição pelo grupo aeroespacial e de defesa turco Baykar. [EL]