Piaggio pondera projeto de um novo avião movido a hidrogênio-eletricidade, em 23.05.22
A fabricante italiana Piaggio Aerospace está fazendo planos para uma possível aeronave executiva a hidrogênio-eletricidade com uma estrutura completamente nova.
O diretor de tecnologia, Antonio Sollo, disse aos participantes do “webinar de aviação verde” da Climate Transformed (Clima em Transformação), pouco antes da feira aeronáutica de aviação executiva européia EBACE 2022, que a Piaggio avaliou possíveis sistemas de propulsão de bateria elétrica e célula de combustível de hidrogênio para seu atual turboélice P180 Avanti EVO. No entanto, a Piaggio concluiu que não seria comercialmente viável converter o modelo para esses sistemas de propulsão – pelo menos no curto prazo.
Ao preparar um plano de desenvolvimento tecnológico de 2023 a 2027, a equipe de engenharia da Piaggio analisou várias opções de médio prazo que abrangem versões híbridas e totalmente elétricas do Avanti. Concluiu que, com base nas melhorias projetadas na tecnologia de baterias, uma versão designada eP180, para transportar quatro passageiros e dois pilotos em missões de cerca de 300 MN, o peso máximo de decolagem (estrutural) da aeronave teria que aumentar significativamente – de 12.100 lb. para 16.200 lb. (um aumento de 4.100 lb/1.860 kg, ou 33,9%).
A Piaggio também analisou como poderia adotar um “trem de força” (power train) hidrogênio-elétrico para o P180, adicionando tanques de combustível de hidrogênio líquido na parte frontal da asa no lugar das naceles do motor original do projeto. Esse combustível funcionaria com células de combustível refrigeradas a ar que acionariam um par de motores elétricos configurados na configuração motor pusher – motor impulsivo – do modelo. Para o mesmo alcance de 300 MN, os tanques precisariam transportar cerca de 56 kg (123 lb) de combustível.
Sollo confirmou que, considerando todas as coisas, a Piaggio determinou que seria mais produtivo desenvolver uma estrutura completamente nova para alcançar o máximo potencial de qualquer novo sistema de propulsão. Qualquer decisão de prosseguir com esse programa dependeria do apoio do novo proprietário da fabricante, que ora está atualmente em processo de recuperação e sob em administração judicial e em meio a processo de venda por licitação. [EL] – c/ fontes