Piaggio volta a participar da NBAA-BACE, inclusive com exposição de um P.180 AVANTI EVO, e anuncia encomenda de duas aeronaves do bimotor para empresa da Turquia, as primeiras do país, em 01.11.25


No dia 07 (out.), a fabricante italiana Piaggio Aerospace divulgou sua volta à participação da feira da aviação executiva americana, na edição NBAA-BACE 2025, que aconteceria entre 14 e 16 (out.), em Las Vegas, no estado do Nevada.

A nota destacou a volta à participação da NBAA-BACE cerca de 3 meses após a chegada do novo proprietário da Piaggio: o grupo turco Baykar. Em julho, o grupo de defesa turco Baykar concluiu a aquisição da fabricante italiana de aeronaves, após um processo de insolvência e reestruturação que se estendeu por mais de seis anos. A aquisição pelo grupo turco precisou ser aprovada pelo governo italiano, e a Piaggio, fundada em 1884, agora é liderada por Giovanni Tomassini, que foi promovido de COO a CEO em julho.

Além da área de exposição no Centro de Convenções de Las Vegas, onde líderes do setor se reúnem como de costume para apresentar as tecnologias mais recentes e participar de treinamentos, o Aeroporto Executivo de Henderson, nas proximidades, sediará o evento “Aircraft Connection”, uma experiência imersiva dedicada aos fabricantes de aeronaves. Este novo conceito de exposição estática, com duração limitada aos dias 14 e 15, visa oferecer aos visitantes a oportunidade de explorar de perto uma seleção de aeronaves de ponta, conhecer expositores em um ambiente informal e participar de momentos especiais criados para celebrar o passado e o futuro da aviação.
Na nota, a Piaggio divulgou que, entre as mais de quarenta aeronaves em exposição no “Aircraft Connection”, a apresentação de um P180 AVANTI EVO, vindo da Flórida (EUA). A aeronave emblemática da Piaggio Aerospace foi reservada para ser disponível para visitantes, profissionais do setor e potenciais clientes acessarem a aeronave de perto. Com sua configuração singular de três superfícies de sustentação, o AVANTI EVO representa um marco na evolução da aviação, graças ao seu alto desempenho, versatilidade operacional e design exclusivo que o diferencia no cenário aeroespacial global. Com sua configuração singular de três superfícies de sustentação, o AVANTI EVO representa um marco na evolução da aviação, graças ao seu alto desempenho, versatilidade operacional e design exclusivo que o diferencia no cenário aeroespacial global.

Em post no dia 12 na plataforma online da AIN, o editor-gerente da mídia Charles Alcock repercutiu o regresso da Piaggio à NBAA-BACE. Alcok observou que a presença da Piaggio, inclusive com exposição de um “distinto” P.180 AVANTI EVO, demonstra o compromisso da Baykar em manter a fabricante italiana no setor de aviação executiva, em paralelo com suas atividades principais no desenvolvimento de veículos aéreos não-tripulados e tecnologia militar.

Alcock escreveu que a Baykar também pode ter ambições de reviver o drone de média altitude e longa duração P.1HH HammerHead, planejado pela Piaggio e baseado na estrutura do AVANTI.

Alcock repercutu que, em setembro, a Guardia di Finanza, força policial italiana, encomendou um terceiro P.180 AVANTI EVO, na primeira transação de aeronaves da Piaggio sob a nova gestão empresarial-societária (da Baykar).

Além do transporte privado e empresarial, os bimotores turboélices AVANTI também são utilizados em diversas funções governamentais e militares, incluindo vigilância, monitoramento ambiental e proteção de fronteiras. A aeronave também está disponível com cabine adaptada para “ambulância aérea”.

Em nota no dia 15, em meio à NBAA-BACE 2025, a Piaggio anunciou que garantiu uma nova encomenda de duas aeronaves P180 AVANTI EVO de uma empresa turca, para operação em configurações de transporte aéreo e aeromédico. Segundo a Piaggio, o acordo confirmou o contínuo apelo da combinação única de velocidade, eficiência e flexibilidade operacional do AVANTI EVO.

As duas aeronaves, as primeiras a serem vendidas na Turquia, serão configuradas para atender tanto missões de transporte executivo quanto de ambulância aérea, refletindo a crescente demanda por plataformas multifuncionais na aviação regional.

“Esta encomenda reforça o forte posicionamento internacional do AVANTI EVO”, disse Giovanni Tomassini, CEO da Piaggio Aerospace. “Graças ao apoio integral de nosso novo proprietário, a Baykar, estamos construindo um novo futuro para a Piaggio Aerospace, e este contrato é um sinal tangível da confiança que os clientes depositam em nossas aeronaves e em nosso papel no mercado de aviação executiva”, completou Tomassini. [EL]