Pilatus adota sistema AeroSync Max para conectividade remotamente de dados de vôo do jato PC-24, a primeira aplicação em asa fixa para o sistema da Astronautics, em 13.10.25


A fabricante suíça Pilatus Aircraft selecionou o sistema AeroSync Max, da Astronautics, como solução de conectividade de linha de produção para o bimotor leve PC-24, marcando a primeira aplicação do sistema em um avião.

No dia 07, a Astronautics Corporation of America anunciou que seu sistema AeroSync Max foi introduzido com sucesso como o sistema de conectividade de ajuste de linha de produção para o jato executivo Pilatus PC-24.

O sistema AeroSync Max permite que os operadores capturem, armazenem e transfiram dados de vôo de forma segura e automática, aprimorando as operações da aeronave e reduzindo o tempo de inatividade. O sistema combina um servidor de comunicações aéreas, um módulo de conectividade e um software de servidor em solo para fornecer transferência de dados segura e contínua entre a aeronave e os sistemas do operador.
O sistema com certificação de segurança cibernética EASA ED-203A oferece transferência segura de dados sem fio, manutenção preditiva e redução do tempo de inatividade da aeronave.

Com o sistema AeroSync Max, os operadores do PC-24 se beneficiam de:

  • segurança e conformidade: certificado de acordo com os padrões EASA ED-203A para segurança cibernética, com transferência direta de dados para os servidores CrystalCare, da Pilatus Aircraft – sem intermediários terceirizados.
  • eficiência operacional: downloads automáticos de dados de vôo e manutenção após cada vôo, downloads mais rápidos habilitados para conexão remotamente wi-fi no hangar e serviços preditivos para evitar interrupções na prontidão de vôo.
  • confiabilidade: uma rede celular e conexão wi-fi robusta para transmissão consistente de dados, reduzindo eventos de Aeronaves em Solo (AOG) e minimizando o tempo de inatividade.

Desde que entrou em serviço há 18 meses (01 ano e seis meses), os serviços preditivos da Pilatus já evitaram múltiplos eventos e reduziram significativamente os atrasos causados ​​por problemas de manutenção.

“A Astronautics tem orgulho da parceria com a Pilatus para fornecer aos operadores do PC-24 um sistema de conectividade certificado e seguro que está aprimorando as operações e a disponibilidade das aeronaves”, disse Matt Frei, diretor de soluções de aeronaves conectadas da Astronautics. “Como os dados são transferidos diretamente para o servidor terrestre da Pilatus, sem intermediários, os operadores podem confiar que suas informações permanecerão privadas, reforçando o relacionamento de confiança que a Pilatus construiu com seus proprietários-operadores”, completou Matt Frei.

O AeroSync Max obteve a certificação ED-203A da EASA (Agência Européia para a Segurança da Aviação), demonstrando a proteção da segurança cibernética durante todo o ciclo de vida da aeronave. Este marco também foi a primeira certificação do sistema AeroSync para asa fixa. O sistema já havia sido certificado pela EASA e pela FAA para uso em plataformas de helicópteros.

A Astronautics Corporation of America, com sede em Oak Creek, no Estado do Wisconsin (EUA), é líder global em design, desenvolvimento e fabricação de equipamentos e sistemas aviônicos para a indústria aeroespacial comercial e militar. [EL]