Pilatus anuncia evolução do PC-24 com aumento de alcance e carga-paga (refinamento dos elementos estruturais da asa e da fuselagem) e mais possibilidades de utilização, em 12.10.23


Em comunicado para mercado nesta terça dia 10, a fabricante suíça Pilatus Aircraft anunciou a evolução  do jato bimotor leve – “Super Versátil” – PC-24, com maior alcance, maior carga-paga e mais possibilidades de utilização. As entregas dos aparelhos com evolução começam em 2024.

Foto: por Pilatus Aircraft

Conforme comunicado, a Pilatus ampliou a capacidade carga-paga e alcance para atingir um alcance máximo com seis passageiros de 2.000 MN (3.704 km). E também incorporou uma série de novas comodidades interiores, incluindo um grande divã lateral que pode ser convertido numa cama.

O modelo evoluído terá um aumento de carga-paga de 600 lb. (272 kg) na condição de abastecimento completo e na carga-paga máxima. Este aumento permitiu aumentar o alcance máximo em 200 MN (370 km) com seis passageiros. O modelo evoluído passa a oferecer uma carga-paga com abastecimento completo, para operação com apenas um piloto mais 1.315 lb. (596 kg), e uma capacidade de carga-paga máxima – “líder de classe”, segundo a fabricante – de 3.100 lb. (1.406 kg).

Bruno Cervia, vice-presidente de engenharia da Pilatus, explicou: “O aumento da carga-paga foi alcançado através do refinamento dos elementos estruturais da asa e da fuselagem para reduzir o peso vazio da fuselagem e, ao mesmo tempo, aumentar o limite máximo de peso bruto de decolagem. É simplesmente a engenharia suíça no seu melhor”.

Os engenheiros da Pilatus conduziram uma extensa campanha de testes de vôo para expandir todo o envelope de vôo para peso de projeto mais elevados. No peso máximo de decolagem, o comprimento de pista balanceado, ao nível do mar, é de apenas 3.090 pés (941 m.), permitindo o uso de pistas muito curtas e até mesmo não pavimentadas.

Já oferecendo o maior volume de cabine da sua classe, o interior do PC-24 também recebeu uma série de melhorias para incrementar a experiência geral de vôo (de viagem aérea) dos passageiros. Os níveis de ruído ambiente foram reduzidos através da otimização dos dutos da unidade de serviço de passageiros, dos painéis de absorção de ruído e dos acessórios do motor ajustados no duto de admissão. Armários, áreas de armazenamento e do Welcome Center (centro de boas-vindas) foram refinados para otimizar o grande espaço na cabine do PC-24.

A Pilatus fez parceria com a Lufthansa Technik para incorporar um novo sistema integrado de gerenciamento de cabine (iCMS) com um controlador de tela sensível ao toque de 10″ (25,4 cm) com mapa móvel em 3D, quatro alto-falantes de cabine de alta fidelidade com opção de subwoofer, iluminação ambiente, portas USB e servidor de armazenamento de mídia.

Na cabine de passageiros, finalmente, pela primeira vez nesta classe de aeronave executiva, a Pilatus está oferecendo a opção de um grande divã lateral com 1,98 m. (6 pés e 6 polegadas) de comprimento e que pode ser convertido em uma cama em vôo.

Todos os PC-24 a partir do número de série (sn) 501 serão equipados com um novo recurso para permitir serviços preditivos de manutenção. A transmissão automatizada de dados importantes da aeronave diretamente para a Pilatus no momento do pouso será analisada e, se necessário, uma recomendação preditiva será feita ao operador.

O CEO Markus Bucher disse: “Mais alcance, maior carga-paga, maior conforto e maior operabilidade foram o foco principal deste importante programa de melhoria do PC-24. A atualização do PC-24 inclui mais de 1.000 modificações em toda a aeronave. Mais uma vez, fomos até ao limite do possível, fazendo uso máximo das nossas capacidades de engenharia para entregar o melhor PC-24 de sempre. Com esta grande atualização, simplesmente não há outro jato executivo no mercado capaz de ter um desempenho consistente como o nosso Jato Super Versátil”.

O primeiro PC-24 com evolução, que apresentará o novo divã conversível, estará em exibição estática  na Convenção Anual da Associação de Aviação Executiva americana (NBAA – National Business Aviation Association) que acontecerá nos dias 17 a 19 de outubro, em Las Vegas, no Nevada.

Na edição da feira aeronáutica da aviação executiva da Europa – EBACE 2013, a Pilatus anunciou o PC-24 como seu primeiro produto a jato junto para juntar-se ao seu monomotor turboélice de alto desempenho PC-12, no portfólio de aviões do transporte civil completado com o transportador utilitário monomotor turboélice PC-6 (hoje fora de produção). O primeiro protótipo PC-24 foi apresentado em agosto de 2014 e o primeiro vôo foi em maio de 2015.

Em julho de 2021, a Pilatus anunciou novos recursos na cabine de passageiros e cabine de comando do PC-24, incluindo assentos reclináveis e uma opção de cozinha, bem como controles aprimorados para o conjunto de aviônicos Honeywell e recursos de segurança como o SmartRunway e o SmartLanding.

A Pilatus divulgou que poucos slots de entrega de PC-24 permanecem disponíveis para 2024, embora alguns de seus centros de serviço e vendas autorizados em todo o mundo possam ter mais disponibilidade. No geral, a carteira de pedidos do PC-24 se estende até o final do próximo ano. [EL]


Pilatus PC-24:

https://www.pilatus-aircraft.com/en/fly/pc-24