Pilatus entrega a cliente o primeiro PC-12PRO, em 03.10.25
Em nota no dia 26, a Pilatus Aircraft divulgou a entrega do primeiro PC-12PRO. Após o lançamento da nova versão do monomotor turboélice, na primavera (européia) de 2025 – em março de 2025, o primeiro cliente, Dion Weisler, recebeu recentemente sua nova aeronave e a levou pessoalmente da Suíça para a Austrália.
Ex-CEO da HP Inc., Weisler confia no monomotor turboélice Pilatus “mais avançado” há muitos anos: o PC-12PRO é seu quarto PC-12. Tendo possuído anteriormente um PC-12NG e dois PC-12NGX, sua mudança para o PC-12PRO é um sinal claro de sua fé de longa data em uma das aeronaves de melhor desempenho em sua categoria.
“Para mim, como piloto, você depende de duas coisas em particular: existe o avião e existe o piloto. E se algo acontecer com o piloto, quais são as suas opções? No PC-12PRO, você tem a nova função de emergência Safety Autoland [sistema de emergência de pouso em vôo automatizado, baseado no sistema Autoland, da Garmin] – que eu acho absolutamente inestimável. Ela mantém minha família, meus amigos e qualquer outra pessoa a bordo em segurança. Se algo acontecer comigo, este sistema assume automaticamente o controle para colocar a aeronave de volta no solo no aeroporto mais próximo. Essa tranquilidade adicional não tem preço”, disse Weisler.
Weisler não pôde deixar passar a oportunidade de pilotar seu PC-12PRO para a Austrália, acompanhado de um dos pilotos da Pilatus. O tempo total em vôo da viagem, de 41 horas, foi dividido em seis dias, partindo da Suíça e passando por Creta, Egito, Omã, Índia, Malásia, Bali e Darwin, antes de chegar “em casa” em Adelaide, no sul da Austrália.
O PC-12PRO voa com velocidade de cruzeiro máxima de 290 KTAS; o alcance máximo é de 1.803 MN com 4 passageiros e um piloto (800 lb. de carga-paga, com reserva pela regra NBAA-IFR de 100 MN, com regime de operação de cruzeiro de longo curso, nível de vôo FL300), ou de 1.568 MN com 6 passageiros e um piloto (1.200 lb. de carga-paga, com reserva pela regra NBAA-IFR de 100 MN, com regime de operação de cruzeiro de longo curso, nível de vôo FL300).
“Foi uma oportunidade incrível de aprendizado pilotar minha própria aeronave para casa por uma distância tão vasta, com um piloto de fábrica sentado no assento direito. Além de visitar todos esses países incríveis, isso realmente me permitiu consolidar o treinamento crossover dentro do novo ambiente de cockpit da Garmin e ter alguém disponível para tirar dúvidas sobre qualquer coisa que surgisse. Estou entusiasmado por possuir esta nova aeronave intuitiva e altamente inovadora e ansioso para voar muitas missões no futuro com ela”, testemunhou Weisler.
“Cada decisão por trás do PC-12PRO foi motivada por uma pergunta: como podemos criar mais valor para nossos clientes? Das tecnologias aprimoradas do cockpit ao conforto e desempenho refinados, o PC-12PRO reflete a voz daqueles que o pilotam. É o resultado de ouvir, aprender e entregar – uma nova aeronave moldada inteiramente em torno das pessoas que estão no coração da Pilatus”, enfatizou André Zimmermann, vice-presidente de aviação executiva da Pilatus.
O PC-12PRO é a versão mais recente do monomotor turboélice mais vendido do mundo em sua categoria, com preço de US$ 6,8 milhões.
Progressivo, comprovado, profissional: o ACE – Advanced Cockpit Environment (ambiente de cabine de vôo avançado) do PC-12PRO, baseado na suíte aviônica Garmin G3000Prime, está no “coração” da nova versão PC-12. Equipado com suíte aviônica Garmin G3000Prime (substituindo a suíte Honeywell Apex dos modelos anteriores PC-12 NG e NGX), com sistema de piloto-automático Garmin GFC-700 e sistema autothrottle, e um cockpit completamente redesenhado, com plataforma de vôo com cinco telas de informação de vôo sensíveis ao toque de alta resolução (sendo três telas de 14 pol./35,56 cm e duas telas de 7 pol./17,78 cm), o PC-12PRO oferece tecnologia e conforto de ponta, juntamente com um conjunto de novos recursos de segurança, incluindo o sistema Safety Autoland.
Em uma aeronave monomotor, justamente um motor comprovado é o componente mais importante. O PC-12PRO está equipado com a versão mais recente do motor aeronáutico mais confiável já produzido – o Pratt & Whitney Canada PT6E-67XP, de 1.200 SHP. Com mais de 60.000 motores em uso e mais de 400 milhões de horas de vôo, a família de motores PT6 possui um histórico incomparável. O motor PT6 já foi testado com sucesso em mais de 11 milhões de horas de vôo com o PC-12. Assim como seu antecessor, o PC-12PRO também é capaz de operar com combustível de aviação sustentável (SAF), o que permite vôos mais sustentáveis com um nível de desempenho consistentemente alto.
Em combinação com o sistema EPECS – Electronic Propeller and Engine Control System (Sistema Eletrônico de Controle de Hélice e Motor) totalmente automático, o controle digital de tração – ou sistema de aceleração automática – reduz a carga de trabalho do piloto, aumenta a eficiência de combustível, garante uma experiência de vôo mais suave e protege contra sobrecarga do motor.
O PC-12PRO ganhou um aumento de carga-paga máxima de 100 lb. (45 kg), para 2.336 lb. (1.060 kg), opções adicionais de cabine e pinturas especiais. O MTOW é de 10.450 lb. (4.740 kg).
Juntamente com novas opções de interior, todas essas melhorias tornam o novíssimo PC-12PRO a aeronave mais avançada tecnologicamente, de melhor desempenho e mais confiável de sua classe. [EL]
Pilatus PC-12PRO:
https://www.pilatus-aircraft.com/en/pc-12-special-mission
