Pilatus lança o PC-12 PRO, em 17.03.25


No dia 14, a fabricante suíça Pilatus Aircraft lançou a nova versão do monomotor turboélice PC-12.

O PC-12 PRO foi apresentado com slogan – Progressive, Proven, Professional (progressivo, provado-comprovado, profissional) e a descrição de um cockpit completamente novo, funções de segurança inovadoras como o sistema Autoland (pouso automático) os recursos Smart Glide (planeio inteligente) e Electronic Stability (estabilidade eletrônica), além de novos acabamentos internos. A Pilatus promove que esses melhoramentos garantem ao PC-12 PRO o status da aeronave mais avançada tecnologicamente, de melhor desempenho e mais confiável de sua classe. O PC-12 PRO foi “reinventado, mas é instantaneamente reconhecível”.

Já certificado, as entregas do PC-12 PRO começarão no quarto trimestre de 2025.

No centro do novo PC-12 PRO está o ACE- Advanced Cockpit Environment (ambiente de cabine avançado) atualizado, constituído para suíte aviônica integrada Garmin G3000 PRIME.Totalmente personalizado pela Pilatus, recursos como o Cursor Control Device (Dispositivo de controle do cursor) proprietário da Pilatus, visão sintética baseada em pista e personalização visual exclusiva fornecem aos pilotos soluções superiores para facilidade de operação em todas as condições de vôo. Três grandes telas sensíveis ao toque de vôo de alta resolução (de 14  polegadas, ou 35,56 cm), suportadas por duas telas sensíveis ao toque secundárias (de 7”, ou 17,78 cm), fornecem o dobro do poder de processamento, quatro vezes a capacidade da memória de acesso aleatório (RAM) da suíte G3000 original.

O cockpit completamente redesenhado também apresenta manches de controle ergonômicos inspirados nos manches do PC-24, bem como um interior mais sofisticado. A visibilidade externa foi melhorada com a remoção da moldura da janela do cockpit “Direct Vision” (visão direta).

Ao integrar a gama completa de recursos avançados de segurança da Garmin – incluindo função de emergência Autoland (pouso automático) – o PC-12 PRO fornece o mais alto nível possível de segurança. A segurança também foi aprimorada ainda mais por melhorias no sistema de proteção e de aleta de estol (Stall Warning & Protection System) integrado e na função ESP – Electronic Stability and Protection (Proteção e estabilidade eletrônica). O radar meteorológico apresenta uma antena nova e maior para fornecer ainda mais consciência situacional no cockpit.

Em uma aeronave monomotor, um motor comprovado é o componente mais importante. O PC-12 PRO é equipado com a versão mais recente do motor de aeronave mais confiável já produzido – o Pratt & Whitney Canada PT6. Com mais de 60.000 motores em serviço e mais de 400 milhões de horas de vôo, a família de motores PWC PT6 tem um histórico de segurança inigualável. O motor PT6 já foi exaustivamente testado em mais de 11 milhões de horas de vôo no PC-12.

Em combinação com o sistema de controle eletrônico automático do motor e da hélice (EPECS – Electronic Engine and Propeller Control System) com atuação plena, o controle de tração digital, ou sistema de acelerador automático (Autothrottle System), reduz a carga de trabalho de piloto, otimiza o desempenho, aumenta a eficiência do combustível, garante uma experiência de vôo mais silenciosa e protege contra eventos de ultrapassagem do limite do motor. O PC-12 PRO também gera menos emissões de CO2 e está adicionalmente pronto para SAF, permitindo um futuro mais verde sem sacrificar o desempenho.

A nova cabine do PC-12 PRO combina design moderno com conforto excepcional e um ambiente atemporal. Complementando a cabine redesenhada, todos os novos armários fornecem espaço de armazenamento adicional.

Esquemas de cores totalmente novos do PC-12 PRO também estão disponíveis – uma fusão ousada de inovação e estética digital. Os designs de interior e exterior de ponta refletem a essência da tecnologia moderna, com padrões elegantes e acabamentos futuristas que dão ao PC-12 PRO um visual dinâmico e de alta tecnologia. São disponíveis em esquemas de cores impressionantes inspirados na era digital.

PC-12 PRO – pela Pilatus:
https://www.pilatus-aircraft.com/en/pc-12
https://www.pilatus-aircraft.com/en/pc-12/technical-data

Vídeo institucional da Pilatus de apresentação do PC-12 PRO – com âncora Sam Chui -, de 32m27s:
https://www.youtube.com/watch?v=O3p3SuJpPYU

O editor-líder da AIN Matt Thurber, em posts na plataforma da mídia nos dias 14 e 17, repercutiu o lançamento do PC-12 PRO.

Thurber escreveu que a Pilatus Aircraft anunciou a versão 2025 do PC-12 – o PC-12 PRO – com um conjunto aviônico Garmin G3000 PRIME. A suíte aviônica substitui o sistema Honeywell Apex do modelo anterior do PC-12NGX e adicionam 100 lb, (45 kg) de carga-paga ao PC-12 PRO.

O PC-12 PRO tem MOTW de 10.450 lb. (4.745 kg), com carga-paga máxima de 2.336 lb. (1.060 kg) e carga-paga com abastecimento completo de 1.087 lb. (494 kg).

O Pilatus PC-12 PRO é o primeiro modelo a ser equipado e certificado com o conjunto de aviônicos G3000 PRIME. A Garmin revelou a nova interação do conjunto aviônico touchscreen G3000 PRIME em outubro passado.
A suíte G3000 PRIME no PC-12 Pro apresenta três unidades (displays) de exibição primária touchscreen de 14 polegadas (35,56 cm) e duas unidades (displays) de exibição secundária touchscreen de 7 pol. (17,78 cm), que são usados ​​para entrada de dados e controle do sistema, e completada com um instrumento (EIS) de reserva (backup) GI-275 (da Garmin). Além do controle touchscreen das unidades de exibição primária e secundária, os pilotos podem manipular a aviônica com um dispositivo de controle de cursor – Cursor Control Device (CCD).

Os displays primários apresentam uma interface multitoque que pode reconhecer até 10 entradas touchscreen simultaneamente, permitindo que dois pilotos interajam com a suíte ao mesmo tempo. A estabilização manual na tela (On-screen hand stabilization) significa que os pilotos podem descansar os dedos no display enquanto manipulam os elementos por touchscreen.

Um novo manche adaptado do PC-24 adiciona um interruptor de avanço de lista de verificação.

O sistema de pouso automático de emergência da Garmin (Autoland) e o piloto-automático GFC-700 (da Garmin) com acionamento automático do autothrottle estão incluídos na plataforma aviônica do PC-12 PRO. Mesmo com o piloto-automático desacoplado, as proteções do envelope de vôo são acionadas automaticamente.

O PC-12 PRO apresenta a tecnologia de pouso automático Autoland (da Garmin), que pode pousar o avião com segurança em um aeroporto adequado automaticamente em caso de incapacitação do piloto. Outros recursos que a aviônica permite incluem a orientação de vôo automático Smart Glide (da Garmin) para um aeroporto próximo em caso de falha do motor e a o recurso ESP (Electronic Stability and Protection – Estabilidade e Proteção Eletrônica), que ajuda os pilotos a permanecerem dentro de um envelope de vôo seguro quando o piloto-automático é desacoplado.

Outros recursos do PC-12 PRO incluem esquemas de pintura especiais, recursos de cabine de ponta, novos designs e materiais de gabinete e mais capacidade de armazenamento interno.

A Pilatus vem trabalhando na versão PRO há três anos, de acordo com André Zimmermann, vice-presidente de aviação executiva da empresa.

O PC-12 PRO já está certificado pela FAA e EASA.

O avião normalmente equipado está precificado em US$ 6,8 milhões. O PC-12NGX fabricação 2024 é listado por US$ 6,2 milhões.

O PC-12 PRO pelo entusiasta de aviação Sam Chui, em vídeo de 15m20s – Introducing Pilatus PC-12 PRO: The Most Advanced Single (Introduzindo Pilatus PC-12 PRO: o monomotor mais avançado):
https://www.youtube.com/watch?v=X4ux-Q6ss4E

Na descrição: “a fabricante suíça de aviões Pilatus acaba de lançar o novo modelo PC-12 PRO, voei com o piloto de testes sobre os Alpes Suíços. 

Voando da sede da Pilatus em Buochs, embarquei no mais recente modelo PC-12; PC-12 PRO. A nova aeronave vem com novos aviônicos touchscreen Garmin, capacidade de pouso automático, atualizações de segurança de controle de vôo, um novo manche e uma cabine renovada.  

O piloto de testes Patrick explicou todos os novos recursos enquanto voávamos de Buochs ​​em direção a Samedan. 

As mudanças mais notáveis ​​na venerável aeronave executiva e privada, movida por um único turboélice Pratt & Whitney Canada PT6, estão na cabine. A Pilatus mudou com o PC-12 Pro para uma versão do conjunto de aviônicos G3000 da Garmin, que é muito amigável para novos pilotos e reduz a carga de trabalho para um único piloto. 

Durante o cruzeiro, testei o recurso de aceleração automática que não permite que o avião estole. Então, tentei inclinar o avião com mais de 51 graus e ver como o sistema de envelope de segurança do avião reage.  

O PC-12 Pro voa a até 290 KT (537 km/h) e tem um teto de altitude de 30.000 pés e alcance máximo de 1.830 MN (3.389 km)”. [EL]