Pilatus marcou presença na EBACE 2024 com os modelos PC-12NGX e PC-24 atualizado, com carteiras de encomendas com boa evolução, em 02.06.24


A Pilatus Aircraft marcou presença na feira da aviação executiva EBACE 2024, em Genebra (Suíça), entre os dias 27 e 30 de maio, fazendo a estréia na feira EBACE da versão atualizada do jato executivo PC-24, que foi lançado em outubro passado, às vésperas da convenção da aviação executiva americana NBAA-BACE.

As atualizações do PC-24 incluem um aumento de 600 lb. (272 kg)l  na carga-paga, um alcance majorado de 2.040 MN e, na cabine de passageiros, um novo divã lateral que pode ser convertido em uma cama. A carga-paga foi aumentada com refinamentos nos elementos estruturais da asa e da fuselagem, o que reduziu o peso vazio e aumentou o limite máximo de peso bruto de decolagem.

O peso vazio foi reduzido em 660 lb. (300 kg), “o que significa muito mais alcance”, disse Ursula Widmer, gerente de marketing da fabricante suíça, para a mídia AIN, durante a feira. Além disso, Widmer observou que o espaço de bagagem foi otimizado. As mudanças, Widmer acrescentou, abrem mais opções para as operadoras, alcançando distâncias maiores e também acomodando com mais facilidade seis pessoas com bagagem. Isto está atraindo o interesse de uma série de clientes, incluindo o mercado charter. A maioria das atualizações já foi certificada, disse Widmer. O divã está aprovado para dois lugares, mas os projetos para três ainda estão em andamento, ela disse. Widmer acrescentou que a opção divã tem se mostrado popular, superando as expectativas da Pilatus.

A Pilatus apresentou a versão atualizada do PC-24 em abril passado na feira de aviação geral Aero Friedrichshafen, na Alemanha. As entregas do modelo atualizado começaram no início deste ano.

Junto com o PC-24, a Pilatus trouxe para a EBACE 2024 um exemplar do monomotor turboélice PC-12NGX, também para exibição estática.

“Ambos [PC-24 e PC-12] estão indo muito bem”, disse Widmer para a mídia AIN, durante EBACE, observando que a carteira de pedidos cresceu para cada modelo. “Se você quiser encomendar uma aeronave agora, levará cerca de dois anos até que possamos lhe fornecer uma”, revelou Widmer. [EL] – c/ fonte