Pilotos da MAF utilizarão simuladores Cessna Caravan da Euramec, com cenários de treinamento incluindo terreno acidentado e prevenção de animais na pista, em 31.01.25


A organização de assistência humanitária Mission Aviation Fellowship International (MAF) assinou um contrato com a European Flight Simulation System Builders Euramec (Euramec) para criar uma solução de treinamento de missão escalável para o monomotor turboélice Cessna Caravan C208B.

O simulador ficará baseado no Aeroporto Internacional de Teuge (EHTE), na Holanda, e promoverá a meta da MAF de reduzir as emissões de carbono em 30% até 2035. A MAF planeja adicionar um segundo FTD C208 na Austrália.
A MAF – Mission Aviation Fellowship é uma organização cristã internacional cujo propósito é levar ajuda, esperança e cura por meio da aviação para pessoas que vivem em isolamento e pobreza. A cada 5,6 minutos, uma aeronave da MAF decola ou pousa em algum lugar do mundo, transportando pessoas que vivem em vilas remotas e auxiliando missões, igrejas, agências de ajuda e desenvolvimento e outras que trabalham para transformar as vidas de comunidades que estão isoladas do mundo exterior.

A MAF fornece a maior fração de vôos humanitários e opera uma frota de 117 aeronaves que atendem a cerca de 1.500 organizações de ajuda, desenvolvimento e missão para levar ajuda emergencial, assistência médica e recursos de desenvolvimento de longo prazo para comunidades remotas ou isoladas em todo o mundo.

Como as áreas remotas de operação não estão facilmente disponíveis na maioria dos bancos de dados, a Euramec criará cenários personalizados com renderizações exatas de pistas de pouso e campos de aviação em que a MAF opera.

O dispositivo de treinamento de voo (FTD – Flight Training Device) Euramec C208B será certificado no FTD Nível 2 (FTD2), conforme especificado pela EASA. Terá um sistema de movimento de 6 graus de liberdade para aprimorar as características de vôo usando dados de teste de vôo para formar o modelo de vôo.

Além do dispositivo de treinamento de vôo de nível FTD2, a Euramec fornecerá um treinador de tarefas parciais de realidade virtual (VR – virtual reality). Recursos especiais incluirão rastreamento ocular e outras ferramentas que trazem tecnologia avançada para um campo tradicional como treinamento de vôo.

A Euramec faz parceria com a Multisim da Holanda para a solução de treinamento VR e o pacote de software D-Sim e D-World da Multisim como uma interface entre os vários componentes do simulador.

Rene Don, líder do Projeto Simulador de Vôo (Flight Simulator Project) da MAF International disse: “Estamos muito animados e orgulhosos de anunciar oficialmente nossa parceria com a Euramec para nossa solução de simulação de vôo de última geração do Cessna C208B Caravan. O investimento neste simulador também trará benefícios ambientais e de custo porque reduz significativamente o número de horas no ar durante o treinamento”.

Rene Don destacou: “Os [cenários] visuais deste simulador serão de última geração. É para onde a indústria está indo. A modelagem de solo é melhor do que os simuladores típicos da indústria aérea. A MAF voa para os cantos mais remotos da Terra e é importante que possamos treinar nossos pilotos para esses ambientes”.

Bert Buyle, CEO da Euramec disse: “A Euramec elaborou um conceito único que atende exatamente às necessidades de treinamento para pilotos da MAF. O principal dispositivo de treinamento de vôo (FTD) vem com um sistema visual de alta fidelidade com visões verticais estendidas para permitir imersão máxima no terreno excepcionalmente difícil em que os pilotos da MAF operam”. [EL]