Piper Aircraft recebe as primeiras encomendas do bimotor PA-44 Seminole DX, com motores ciclo diesel DeltaHawk, em 13.10.25


No dia 25 (set.), a Piper Aircraft anunciou o primeiro pedido do recém-lançado avião de treinamento multimotor PA-44 Seminole DX (versão do modelo Seminole com motorização ciclo diesel). A Skyborne Airline Academy, membro de destaque da Piper Flight School Alliance, fez um pedido de cinco (5) aeronaves Seminole DX, estabelecendo um marco significativo no avanço do treinamento de vôo sustentável e voltado para o desempenho.

Lançado em julho de 2025, o Seminole DX está ganhando força entre as escolas de aviação que buscam uma alternativa moderna e mais ecológica às aeronaves tradicionais de motor a pistão alimentando por AvGas. Com desempenho e confiabilidade incomparáveis, a aeronave apresenta uma redução estimada de 35% no consumo de combustível, um aumento de 32% na taxa de subida monomotor e um teto absoluto monomotor 70% maior. Equipado com suíte aviônica Garmin G1000NXi, uma plataforma de última geração, o Seminole DX oferece tecnologia de ponta, adaptada para treinamento avançado de vôo.

A Skyborne, com sede no Aeroporto de Vero Beach, será a primeira escola de aviação americana a introduzir o Seminole DX na sua frota de treinamento. Este investimento estratégico reforça o compromisso da Skyborne em oferecer treinamento de pilotos de classe mundial, voltado para a carreira na aviação, utilizando as aeronaves mais avançadas disponíveis.

“A adoção do Seminole DX pela Skyborne reflete sua abordagem inovadora e dedicação à excelência em treinamento de vôo”, disse Ron Gunnarson, vice-presidente de vendas, marketing, suporte ao cliente e qualidade da Piper. “Temos orgulho de ser parceiros de uma organização que compartilha nossa visão de inovação e um futuro mais sustentável na aviação”, completou Gunnarson.

A Skyborne ingressou na Piper Flight School Alliance (Aliança de Escolas de Vôo Piper) em 2023 com um pedido inicial de 11 aeronaves (monomotor) Pilot 100i, uma versão do modelo PA-28 Archer, que logo depois se expandiu para um pedido de mais de 30 aeronaves. Sua frota crescente a posiciona como um parceiro fundamental na construção do futuro do desenvolvimento de pilotos profissionais.

Lee Woodward, CEO da Skyborne, afirma: “A qualidade do nosso treinamento é um reflexo das instalações, das pessoas e da frota de aeronaves que compõem a Skyborne. À medida que continuamos a crescer no EUA, essas aeronaves desempenharão um papel fundamental para garantir que alcancemos consistentemente os altos padrões de treinamento de vôo esperados por nossos alunos. Nossa parceria com um fabricante de aeronaves confiável e confiável garante que nossos alunos se sintam confiantes e seguros durante o vôo”.

O Seminole DX, lançado em julho deste ano, é um PA-44 Seminole (com motorização Lycoming IO-360-B1G6, de 180 HP) com motorização ciclo diesel – com motores DHK4A180, de 180 HP, alimentado por combustível “pesado” (QAv), da DeltaHawk, certificado pela FAA. O Seminole DX oferecerá melhorias de desempenho* em relação ao atual PA-44 Seminole, incluindo (com números-dados preliminares) uma redução de 35% no consumo de combustível, um aumento de 32% na taxa de subida monomotor e um teto absoluto monomotor 70% maior. Conhecido por sua confiabilidade de despacho, facilidade de operação e manuseio suave, alunos e instrutores apreciarão as características de vôo previsíveis que o Seminole tem a oferecer, ao mesmo tempo em que se baseia nessa venerável reputação por meio da propulsão a diesel. [EL]

No blog:
https://aib-el.com.br/piper-anuncia-seminole-dx-versao-do-bimotor-pa-44-com-motor-ciclo-diesel-alimentado-por-qav-deltahawk-em-28-07-25/