Piper anuncia Certificação Tipo do M700 Fury no Reino Unido, em 20.12.24
Em nota no dia 17, a fabricante americana Piper Aircraft anunciou que recebeu o Certificado de Tipo (TC/CT) da autoridade de aviação civil do Reino Unido (CAA-UK) para o monomotor turboélice de alto desempenho M700 Fury, incluindo aprovação para operação FIKI – Flight into known icing (Vôo em condição de gelo conhecida). A Piper destaca que a certificação abre caminho para entregas no Reino Unido, com a primeira entrega programada para este mês.
“Estamos orgulhosos de obter a certificação CAA-UK para o M700 Fury”, disse Ron Gunnarson, vice-presidente (VP) de Vendas, Marketing e Suporte ao Cliente da Piper Aircraft. “Este marco reforça a dedicação da Piper em atender às necessidades dos mercados globais com aeronaves inovadoras e capazes como o Fury”, completou Gunnarson.
“A certificação CAA do Reino Unido do M700 Fury é uma notícia fantástica para o nosso mercado. Estamos animados em levar a nova aeronave principal da Piper para operadores em toda a região, começando com a primeira entrega neste mês”, disse Alex Brown, diretor comercial do BEAG – British European Aviation Group — o revendedor Piper para o Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal. “Em breve anunciaremos as datas para uma turnê de vendas em 2025 pelo Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal e Ilhas do Canal, então sinta-se à vontade para entrar em contato se quiser que façamos uma demonstração em seu campo de aviação local”, acrescentou Brown.
A certificação Tipo do M700 da CAA-UK conclui a última das certificações comprometidas com o cliente prometidas no início do ano, destaca a nota. A Piper agora está trabalhando em novas certificações estrangeiras adicionais, pois a expansão das vendas inclui o México, a Colômbia e os mercados asiáticos.
Após a certificação Tipo da FAA em março (após anúncio do modelo em fevereiro), a Transport Canada se tornou a primeira autoridade estrangeira a validar o M700 em agosto. Desde então, a Piper obteve validação estrangeira adicional da EASA, da ANAC (Brasil) e da Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália. [EL]