Piper anuncia certificação Tipo (TC/CT) do M700 Fury pela FAA, em 06.03.24


No dia 04, a Piper anunciou a obtenção a certificação Tipo pela FAA de sua nova “aeronave-chefe”, o monomotor turboélice Piper M700 Fury. A homologação da FAA foi publicada no dia 29 de fevereiro.

A Piper destacou tratar-se de uma certificação significativa, como um marco para a Piper Aircraft, pelo prazo entre o anúncio-lançamento, em 06 de fevereiro, e a aprovação da aeronave pela FAA.

Segundo a fabricante, as entregas a clientes começarão imediatamente.

“Estamos entusiasmados em anunciar a certificação do Piper M700 Fury pela FAA, no EUA, apenas um mês após seu anúncio”, disse John Calcagno, presidente e CEO da Piper Aircraft. “E há mais por vir. O Fury é apenas o primeiro passo de uma nova geração de nossa linha de produtos Classe M, então fique atento a este segmento, pois o Classe M da Piper estará se expandindo acima [do M700] e abaixo do que oferecemos atualmente [do M350]”, completou Calcagno.

Com velocidade máxima de cruzeiro de 301 KT e alcance máximo de 1.424 MN, o M700 FURY é a aeronave monomotor mais rápida dos mais de 87 anos de história da Piper. Trata-se de uma aeronave turboélice de cabine classe, equipada como motor PT6A-52, da Pratt & Whitney, gerando 700 SHP e a versão mais recente de suíte aviônica Garmin G3000 da Garmin, incluindo o sistema de emergência de pouso automático – Emergency Autoland (da Garmin) como parte do sistema de segurança denominado pela Piper como “HALO”.

Os principais destaques de desempenho do Piper M700 Fury incluem:
– decolagem – distância TOFL (take off fiel landing) sobre obstáculo de 50 pés ao nível médio do mar (SL), em condição padrão diurno, com operação no MGTOW, é de 1.994 pés (608 m.), representando uma melhoria de 24%, de 641 pés (195 m.), em comparação ao M600/SLS (modelo substituído pelo M700). Esta distância de decolagem (TOFL) também é 1.198 pés/365 m. (38%) menor do que jato monomotor concorrente (Cirrus Vison Jet SF-50).
– subida inicial – após uma partida MGTOW, o M700 Fury desfruta de uma razão de subida 2.048 pés/min., 32% melhor do que o M600/SLS.
– subida em rota até cruzeiro) – ajustado à subida para cruzeiro, o M700 Fury atinge um confortável FL250 em 13,9 minutos, ou 13m54s (34% mais rápido do que o M600/SLS) depois de percorrer uma curta distância de 34 milhas (35% menos distância do que o M600/SLS) enquanto consumindo apenas 97 lb. de combustível (25% menos combustível do que o M600/SLS e quase 50% menos combustível que um jato monomotor concorrente (Cirrus Vison Jet SF-50).
– Cruzeiro – velocidade máxima de cruzeiro (VNE) de 301 KTAS.
– pouso – pousando cruzando cabeceira a 50 pés, o M700 Fury requer distância 26% menor do que em relação ao M600/SLS, e dentro da metade da distância de rolamento no solo de alguns concorrentes.

A Piper divulgou que as validações internacionais do M700 Fury  para Canadá (TCCA), Europa (EASA), Reino Unido (CAA) e Brasil (ANAC) estão em vias de serem concluídas no segundo semestre de 2024, com entregas aos clientes nessas regiões antes do final do ano.

TCDS – Type Certificate Data Sheets – A25SO Rev.38:
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/DRSDOCID156365010720240301152126.0001

Brochura:
https://www.piper.com/wp-content/uploads/2024/02/2024_M700_Brochure-web-2.pdf

Dados:
Segundo TCDS, o PA-46-701TP (M700 Fury) é um produto derivado do PA-46-600TP. Como tal, a base de certificação PA-46-701TP foi derivada do PA-46-600TP, que inclui regulamentos aplicáveis ao PA-46-500TP – modelo básico. Os regulamentos que são afetados pela alteração (do PA-46-500TP) são 14 CFR Parte 23, em vigor em 1º de fevereiro de 1965, conforme alterado pela 14 CFR Parte 23 Alteração 23-62, em vigor a partir de 31 de janeiro de 2012.

O grupo motopropulsor do PA-46-701TP (M700 Fury) se compõem [i] do motor Pratt & Whitney Canada, PT6A-52, com as especificações –
– potência máxima de decolagem e potência máx. contínua de 700 SHP, e,
– velocidade da turbina de compressor (Ng) de 39.000 RPM (104,1%) e velocidade de hélice (Np) de 2.205 RPM  –
– e [ii] hélice pentapá de material composto Hartzell (TC n° P00015CH), com as seguintes especificações –
– diâmetro de 82,5 polegadas (209,55 cm) – (sem tolerância dimensional)
– pás 78D01B, com pitch mín. de 17,7° + 0.1° na estação 30”, embandeiramento 83,2° + 0,5° na estação 30, reverso -11,0° + 0,5° na estação 30
– núcleo (hub)/cubo 5D3-N338A1,
Spinner Hartzell 105951(P) – polido, e,
– governador Woodward modelo 10695.

A hélice tem pás de material composto – de fibra de carbono ASC-II (Advanced Structural Composite, Second Generation – Composto estrutural avançado de 2ª geração), com lâminas com ponta torcida (swept-tip), com o cubo de alumínio leve Raptor. A hélice (incluindo spinner) pesa 128,8 lb. (58 kg). A Hartzell orienta TBO de 4.000 horas, ou 6 anos.

O avião está aprovado com seis assentos, com bagageiro para 100 lb. [45 kg], e os seguintes pesos estruturais (máx.):
– Peso de rampa (RW) = 6.050 lb. [2.722 kg]
– Peso de decolagem (MTOW)  = 6.000 lb. [2.700 kg]
– Peso máximo de pouso (MLW) = 5.800 lb. [2.610 kg]                   

O avião tem capacidade de tanques de combustível, em dois tanques de asa, de 263,2 galões (ie., 1.763 lb./800 kg), , sendo utilizáveis 260 galões (1.742 lb./784 kg). As temperaturas mínimas de combustível (QAv) são [i] -34°C (-30ºF) para partida com uso de JET-A ou JET-A-1 e [ii] em vôo de –34°C (-30ºF) para JET-A e de 41°C (-42ºF) com uso de JET-A-1.

A Altitude Máxima de Operação é 30.000 pés, o Diferencial de Pressão Operacional de Cabine máximo é de 5,5 psi[d] (+0,1, -0,15).

O avião tem as seguintes especificações de velocidade:
– VMO (Maximum Operating Airspeed/velocidade calibrada máx. de operação) = 250 KCAS
– MMO (Maximum Operating MACH/MACH operacional máx.) = M0,55
– VO (Maximum Operating Maneuvering Speed/velocidade calibrada operacional de manobra máx.) = 151 KCAS (peso de 6.000 lb/2.700 kg) e 119 KCAS (peso de 3.750 lb/1.688 kg)
– VFE (Flaps Extended Speed/Velocidade calibrada para flapes) = 145 KCAS (Flaps Extended Speed for T/O Flaps/Velocidade calibrada para flapes de decolagem estendidos) e 108 KCAS (Flaps Extended Speed for LND Flaps/ Velocidade calibrada para flapes de pouso estendidos)
– VLE (Maximum Landing Gear Extended/Velocidade calibrada para trem estendido máx.) = 168 KCAS
– VLO (Maximum Landing Gear Operation/Velocidade calibrada para operação com trem máx.) = 168 KCAS (VLOE Extension/abaixamento de trem) e 128 KCAS (VLOR Retraction/recolhimento de trem). [EL]

 

No Blog:
https://aib-el.com.br/piper-anuncia-o-m700-fury-para-compor-linha-de-monomotor-turboelice-pa-46-com-o-m500-em-18-02-24/