Piper Apache/Aztec pousa sem triquilha e uma das pernas do trem principal, por falha de sistema, em Itaituba/PA, em 27.10.21


No sábado dia 23, o bimotor Piper PA-23-250 (PA27) Apache/Aztec de prefixo PR-TCT (registro de produção sn 27-7654038, ano de fabricação 1976) decolou do Aeroporto de Itaituba (SBIH), no PA, com destino ao aeródromo público de Almeirim (SNYA), também no PA, a cerca de 265 MN a NE, às 19:07Z (16:07LT), com três ocupantes (dois pax. e um piloto), em vôo de transporte de pessoal.

Após a decolagem, houve a perda da ponta de uma das pás da hélice do motor esquerdo, gerando forte vibração. O piloto “cortou” esse motor e retornou para pouso em Itaituba (SBIH). Houve problema no abaixamento do trem – com tentativa pelos sistemas normal e de emergência, sem sucesso em completar o ciclo do trem.

Às 19:22Z (16:22LT), o bimotor tocou a pista apenas com o trem de pouso principal direito embaixo e travado, vindo a friccionar parte da fuselagem contra a superfície da pista, parando dentro dos limites dessa. O avião teve danos leves, e os três ocupantes saíram ilesos.

Ao momento da operação, o aeroporto (SBIH) tinha tempo de trovoada com chuva fraca, com visibilidade de 10 km ou superior, céu esparso a 2.000 pés e poucas nuvens com CB a 2.500 pés, com vento norte fraco-moderado, com temperatura ambiente de 25ºC e QNH de 1.008 hPa, após chuva recente. O boletim seguinte (após o pouso) não mais informou chuva e nuvens CB (apenas TCU), apenas trovoada recente.

METAR SBIH 231800Z 09003KT 9999 VCSH SCT020 FEW025TCU 33/25 Q1008=
SPECI SBIH 231829Z 33010KT 9999 SHRA TS SCT020 FEW025CB 30/24 Q1008=
SPECI SBIH 231837Z 33015KT 9999 TSRA SCT020 FEW025CB 30/24 Q1008 RESHRA=
METAR SBIH 231900Z 30009KT 9999 -TSRA SCT020 FEW025CB 25/24 Q1008 RERA=
METAR SBIH 232000Z 33005KT 9999 SCT020 FEW025TCU BKN080 27/25 Q1008 RETS=

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente. O avião foi liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.

O avião está registrado na categoria do transporte privado, com último lançamento de compra/transferência em dezembro de 2015. O avião é aprovado para operação IFR diurna/noturna e com capacidade de quatro passageiros, com MTOW de 2.359 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em vigor foi emitido em fevereiro (2021), enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até novembro (2021).

Em altitude de 108 pés, o Aeroporto de Itaituba (SBIH) tem pista 05/23 de 30 x 1.700 m., de asfalto. O aeroporto tem homologação para operação VFR/IFR, diurna/noturna, e opera com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), pela INFRAERO, com expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT).

O aeródromo público de Almeirim (SNYA), com pista de piçarra de 30 x 1.200 m., opera somente vôo VFR diurno. O Pôr do Sol está ocorrendo por volta de 21:15Z.