Piper Cherokee (PA-28-140) de instrução pousa forçado em Bragança Paulista/SP, em 25.03.22


Fonte: g1 – 21/03/2022
Dois tripulantes ficaram feridos no pouso forçado do monomotor Piper Cherokee PA-28-140 (P28A) de prefixo PT-BOK (registro de produção sn 28-24721, fabricação 1968), da escola de aviação Charlie 0 – Aeronautical Training Center, em terreno de um condomínio em Bragança Paulista (SP), na manhã desta segunda (21).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave perdeu potência levando ao pouso forçado dentro do condomínio. Estavam a bordo uma piloto-aluna, que sofreu escoriações, e um instrutor de vôo, que teve corte no nariz e apresentou dores na lombar.

Os dois foram atendidos no local pelos bombeiros e pelo SAMU e removidos para o Hospital Universitário São Francisco (HUSF). De acordo com o comunicado, os médicos investigam a possibilidade de fratura e analisam a necessidade de cirurgia.

A 3 km ao sul de ponto mais elevado na localidade (e do centro urbano), em altitude de 2.930 pés, o Aeródromo público “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP) tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com homologação para operação VFR diurna/noturna. O aeroporto é operado pela concessionária VOA SP, conta com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) no expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT) – no momento, cf. InfoTemp, nos turnos de 10:15-15:00Z (07:15-12:00LT) e 16:00-21:45Z (13:00-18:45LT), com recesso de uma hora.

Pela manhã desta segunda dia 21, o tempo no aeródromo de Bragança Paulista (SBBP) era bom, com vento sudeste moderado, visibilidade “ilimitada” (de 10 km ou superior), com céu com dois estratos de nuvens, com base 500 pés com poucas nuvens para evoluir para base (Teto) a 2.600 pés com céu nublado e depois esparso, no primeiro estrato, e com elevada base a 10.000 pés inicialmente com nuvens esparsas evoluindo para céu nublado; a temperatura do ar evoluiu de 17ºC até 21ºC, com pressão atmosférica “em onda” variando de 1.022 hPa até 1.024 hPa, e voltando para 1.022 hPa.

SPECI SBBP 211015Z 12012KT 9999 FEW005 SCT100 17/14 Q1022=
METAR SBBP 211100Z 13014KT 9999 FEW005 SCT100 18/14 Q1022=
METAR SBBP 211200Z 15016KT 9999 FEW005 SCT100 19/14 Q1023=
METAR SBBP 211300Z 15018KT 9999 BKN026 20/14 Q1023=
METAR SBBP 211400Z 12019KT 9999 BKN026 BKN100 20/14 Q1024=
METAR SBBP 211500Z 15016G26KT 9999 BKN026 BKN100 21/15 Q1023=
METAR SBBP 211600Z 12014KT 9999 SCT026 BKN090 21/14 Q1022=

Para matéria do g1, a escola Charlie 0 (sediada em Bragança Paulista) informou que a aeronave fazia um vôo de instrução quando sofreu uma pane que exigiu o pouso forçado. Não há indícios do que pode ter causado a pane, ainda, segundo a escola.

Por comunicado em sua página de rede social, a Charlie 0 informa que “a aeronave PT-BOK decolou do Aeroporto de Bragança Paulista com intenção de realizar um vôo de instrução. E após 01 hora de vôo, apresentou uma vibração no qual obrigou os pilotos a fazerem um pouso forçado. Os ocupantes da aeronave passam bem e seguem em observação no hospital para sua plena recuperação. Informamos ainda que o CENIPA está em atuação para maiores informações detalhadas do ocorrido.  A Charlie 0 informa que está prestando toda a assistência necessária aos envolvidos, bem como, ressalta seu compromisso com os fatores de segurança”.

Conforme RAB, a Charlie 0 – Aeronautical Training Center é proprietária e operadora do avião, que está registrado na categoria de transporte Instrução Privada (PRI), com último registro de compra/transferência em agosto de 2019. O avião é aprovado para até três passageiros e MTOW de 975 kg, e operação VFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronauticos (CENIPA) informou que uma equipe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-IV), foi acionada e atuou no local.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente.

Conforme súmula factual inicial, o avião, com dois tripulantes (um piloto-aluno e um instrutor) a bordo, decolou do Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, para um vôo local privado de instrução. Durante o vôo, às 14:35Z (11:35LT), na área de instrução, ocorreu uma “vibração na aeronave” e foi realizado um pouso forçado em área livre privada. O vião teve danos substanciais e os dois tripulantes tiveram ferimentos sérios.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.