Piper Cheyenne I perde altura na rampa de aproximação, na Curta Final, por efeito meteorológico, e trem de pouso atinge teto de veículo trafegando em via próxima da pista, cruzando eixo estendido, no “Nacional de Aviação” (SBNV), em Goiânia (GO), em 16.12.24

No dia 29 (nov.), o bimotor turboélice Piper PA-31T1 Cheyenne I (PAY1) de matrícula PS-PAC, registrado na categoria do transporte privado (TPP), decolou do Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em Goiânia (GO), para um vôo local, com apenas piloto a bordo.
Na aproximação final, a aeronave sofreu o “efeito de uma rajada de vento, perdeu a rampa ideal de pouso” e atingiu com a roda de trem de pouso, o teto de um veículo que passava próximo ao alinhamento da pista. Após o pouso, foi observado que o pneu do trem de pouso principal direito estava murcho. A aeronave aguardou na pista a troca do pneu e, posteriormente, prosseguiu para o pátio do aeródromo, na área de parqueamento. A aeronave teve danos leves, e houve danos materiais a terceiros; não houve feridos.
A ocorrência foi listada no painel SIPAER, como incidente do tipo “Colisão com obstáculo durante decolagem/pouso” (CTOL), registrado no horário de 14:14Z (11:14LT) do dia 29/11/24.