Piper Cheynne III TPX (aeromédico) tem falha de componente e escapa de pista na corrida de pouso em Salvador/BA, em 24.09.21


No domingo dia 19, o bimotor turboélice Piper PA-42 Cheyenne III (PAY3) de prefixo PT-MFL (registro de produção sn 42-8001080, ano de fabricação 1982), do transporte público não-regular (táxi-aéreo), decolou do Aeródromo de Barra Grande (SIRI), em Maraú, no litoral sul da BA, por volta das 18:35Z (15:35LT), com destino ao Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV), em Salvador/BA, em missão de transporte aeromédico, com dois pilotos e quatro passageiros a bordo.

Em Salvador, após o pouso na pista 17, às 18:55Z (15:55LT), na corrida de desaceleração, ocorreu a perda de controle da aeronave, que saiu da pista pela lateral direita. Não houve danos à aeronave e todos os seis ocupantes saíram ilesos. Não houve danos a terceiros.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como “incidente grave” de “falha/mau funcionamento de componente” e “excursão de pista”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV), em Salvador/BA, dista cerca de 70 MN a NE de Barra Grande (SIRI).

O Aeródromo (privado) de Barra Grande (SIRI), em Maraú, em elevação de 33 pés, tem pista com pavimento de concreto – 11/29, de 30 x 1.400 m.

O Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV), em Salvador, em elevação de 66 pés, tem duas pistas independentes oblíquas, asfaltadas, a 10/28, de 45 x 3.003 m. (resistência PCN 73), e a 17/35, de 45 x 1.518 m. (resistência PCN 41).

Boletins METAR mostram que o tempo era muito bom no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV) nos boletins antecedente, da hora do pouso e posterior, com visibilidade “ilimitada” (10 km ou superior), com condição de poucas nuvens com base a 2.300 passando a nenhuma nebulosidade operacional até (e abaixo) de 5.000 pés e MSA, vento SE fraco-moderado, com temperatura ambiente de 27ºC e pressão atmosférica de 1.013 hPa.

METAR SBSV 191700Z 11009KT 9999 FEW023 27/17 Q1013=
METAR SBSV 191800Z 12009KT 9999 FEW023 27/17 Q1013=
METAR SBSV 191900Z 12008KT CAVOK 27/16 Q1013=
METAR SBSV 192000Z 11008KT CAVOK 26/16 Q1013=

O Piper PA-42 Cheyenne III (PAY3) de prefixo PT-MFL (registro de produção sn 42-8001080, ano de fabricação 1982), do transporte público não-regular (táxi-aéreo), pertence e é operado pela empresa Piquiatuba Táxi-aéreo, sediada em Santarém/PA. O último registro de compra/transferência é de janeiro de 2020. O avião está aprovado para oito passageiros, MTOW de 5.080 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.