Piper M700 Fury é certificado no Canadá, em 31.08.24


No dia 28, a Piper  Aircraft anunciou que seu monomotor turboélice monomotor M700 Fury recebeu a certificação Tipo da Transport Canada Civil Aviation (TCCA). A validação também inclui a aprovação de operação FIKI – Flight into Known Icing (vôo em condição de gelo conhecida).

Ter a certificação FIKI é particularmente valioso em regiões como o Canadá, onde condições de gelo são frequentemente encontradas, permitindo operações durante todo o ano e maior confiabilidade da missão.

A fabricante também informou que a primeira entrega do M700 Fury para o Canadá está programada para este trimestre, com entregas internacionais adicionais neste ano nos domínios da EASA, Reino Unido e Brasil, à medida que essas certificações forem obtidas.

“A primeira certificação internacional do M700 Fury com FIKI da TCCA é uma parte crucial da proposta de valor geral do M700 Fury, bem como um recurso de segurança fundamental para os operadores”, disse John Calcagno, presidente e CEO da Piper Aircraft. “Esta certificação não só valida o nosso compromisso com a segurança e o desempenho, mas também abre novos mercados para esta aeronave excepcional”, completou Calgano.

Com a certificação TCCA garantida, a Piper Aircraft está buscando ativamente validações internacionais adicionais, com entregas para outras regiões globais programadas para começar ainda este ano. Esta expansão estratégica ressalta o compromisso da Piper em atender às diversas necessidades de pilotos e operadores em todo o mundo.

Sendo a aeronave monomotor mais rápida da história da Piper, o M700 Fury, de seis lugares, possui velocidade máxima de cruzeiro de 301 KTAS (com alcance de 1.424 MN), alcance máximo de 1.852 MN e carga útil padrão de 2.320 lb. (1.052 kg). Equipado com o motor Pratt & Whitney PT6A-52 (limitado a potência de 700 SHP), combina desempenho excepcional com recursos de segurança avançados, incluindo o sistema FIKI certificado e o sistema de segurança HALO (o sistema de pouso automático de emergência Autoland, da Garmin). Isso torna o M700 Fury uma solução ideal para proprietários privados e missões especiais que exigem velocidade, alcance e capacidade de operar em condições climáticas desafiadoras.

O Piper M700 Fury foi certificado em março de 2024 e vem de fábrica com o sistema de segurança HALO. Além disso, a suíte aviônica Garmin G3000 é integrada com acelerador automático (Autothrottle) e conta com recursos de modo de descida de emergência, proteção eletrônica de estabilidade (ES), SurfaceWatch SafeTaxi e PlaneSync, da Garmin, todos projetados para melhorar a operação segura da aeronave. [EL]