Piper M700 Fury recebe certificação Tipo das agências européia EASA, brasileira ANAC e australiana CASA, em 01.11.124


Em nota publicada no último dia 29, a fabricante Piper Aircraft anunciou que o monomotor turboélice M700 Fury recebeu a certificação Tipo das agências européia EASA, brasileira ANAC e australiana CASA, incluindo aprovação para vôo em condição de gelo conhecida (FIKI – Flight Into Known Icing) e operação em pistas de superfícies não-pavimentadas.

A fabricante registra que clientes nessas regiões aguardam ansiosamente essas certificações para receber suas aeronaves, com entregas começando ainda no mês.

As novas emissões de Certificado Tipo (TC/CT) juntam-se à Certificação Tipo anterior no Canadá, pela autoridade TCCA.

“As certificações EASA, ANAC e CASA são marcos significativos para o M700 Fury”, disse John Calcagno, presidente e CEO da Piper Aircraft. “Essas aprovações reforçam nosso compromisso em entregar uma aeronave de classe mundial com desempenho, segurança e versatilidade excepcionais para os principais mercados internacionais”, completou Calcagno.

O Piper M700 Fury recebeu a certificação Tipo da FAA em março deste ano. Da FAA, foram emitidas aprovações complementares FIKI em junho e de operação em pistas de superfícies não-pavimentadas em agosto passado.

A Piper clama que o M700 Fury é “a aeronave monomotor mais rápida de sua história, oferecendo uma velocidade máxima de cruzeiro de 301 KTAS e um alcance de 1.424 MN”, com alcance máximo de 1.852 MN e uma carga-útil padrão de 2.320 lb. (1.052 kg). O avião de seis assentos é equipado com motor Pratt & Whitney PT6A-52, de 700 SHP, com sistema com Autothrottle, um turboélice de classe de cabine que combina desempenho excepcional com recursos avançados, incluindo o Sistema de Segurança HALO (sistema Emergency Autoland, da Garmin) e FIKI, tornando-o ideal para proprietários e operadores privados. O M700 Fury foi projetado com segurança e facilidade de uso em mente. Os recursos de aprimoramento de segurança incluem a Proteção Eletrônica de Estabilidade (ESP), da Garmin, SurfaceWatch e SafeTaxi, proporcionando aos pilotos maior conscientização e controle. Para facilidade de uso, a aeronave é equipada com sistema de acesso remoto Garmin PlaneSyn, simplificando as operações e agilizando os procedimentos de pré-vôo e durante o vôo.

A Piper, sediada em Vero Beach, na Flórida (EUA), divulgou em julho que entregou 116 aeronaves no primeiro semestre deste ano e está a caminho de entregar aproximadamente 300 aparelhos — incluindo quase 50 turboélices M700 Fury a partir de suas certificações Tipo – até o final do ano. Se essa meta for atingida, isso marcará um aumento de 22% nas entregas em 2024 para a fabricante. [EL]