Piper marca presença na feira aeronáutica Aero Friedrichshafen e divulga que os monomotores turboélice (PA-46) M500/M600 receberam aprovação (NOD) para uso de combustível com mistura de até 50% de SAF, em 25.04.23


Os monomotores turboélice Piper M-Class (da linha PA-46TP), M500 e M600/SLS, em produção, estão aprovados para uso de combustível com mistura de até 50% de SAF. A aprovação também é extensiva ao modelo Piper Meridian PA-46-500TP (sucedido pelo M500). A aprovação foi divulgada durante a feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha, nessa semana; uma nota postada no dia 19 no site da Piper também anunciou a aprovação.

Os três modelos têm motorização Pratt & Whitney PT6A-42A – com potência limitada a 500 SHP no Meridian e M500 e 600 SHP no M600.

A aprovação, basicamente, contempla uso de SAF até 50% da proporção com misturado com QAv em todas os aviões monomotores de turbina Piper do modelo PA-46. O SAF até 50% não é apenas aprovado pela FAA via SAIB NE-11-56R4, mas fica com uso autorizado em todos os países em que operam aviões à turbina Piper M-Class.

Todo o combustível de aviação que atenda aos requisitos da American Society for Testing and Materials (ASTM) D7566 – Standard Specification for Aviation Turbine Fuel Conteing Synthesized Hydrocarbons (especificação padrão para hidrocarbonetos sintetizados contendo combustível aeronáutica para turbina) pode ser utilizado em aeronaves com turbina Piper. Normalmente, esse combustível é feito de ácidos graxos ou outros componentes sintéticos e é aceitável para uso em aeronaves e motores certificados para uso com combustível D1655, mais conhecido como combustível tradicional JET-A e JAET-A1 (ou QAv).

Combustível novo com SAF inclui a designação como JET-A e JET-A1. A introdução do SAF na linha de turboélice Piper não exigirá uma mudança nos placares de avisos do avião e Manuais de Operação do Piloto (POH – Pilot Operating Handbook).

“Estamos satisfeitos com as melhorias contínuas feitas em nossos produtos, especialmente no que diz respeito à consciência ambiental”, disse Ron Gunnarson, vice-presidente de vendas, marketing e suporte ao cliente da fabricante americana Piper. “Priorizar a sustentabilidade em nossas aeronaves conforme os avanços tecnológicos permitem é importante para a Piper Aircraft, visto pela primeira vez em nossa parceria elétrica [do monomotor originalmente a pistão – AvGas] Archer TX/CAE e agora com compatibilidade de combustível de aviação sustentável em nossos turboélices. Estamos comprometidos com uma indústria de aviação mais segura e ecológica”.

Este anúncio vem na sequência de compromisso recente da Piper para promover a sustentabilidade na aviação geral, inicialmente revelado na feira de aviação americana EAA AirVenture 2022, em julho passado. A Piper Aircraft e a provedira de treinamento canadense CAE estão colaborando em um kit de conversão para eletricidade por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC) do monomotor a ístão (por AvGas) Piper PA-28-181 Archer TX. Após a certificação, a CAE planeja converter 2/3 (67%) de sua frota de aviões-treinadores Piper Archer TX atual e será a primeira provedora a desenvolver um currículo para novos pilotos realizarem treinamento em um avião elétrico. Esses avanços do Archer TX reduzirão significativamente as emissões de carbono, enquanto preparam os pilotos para operar aeronaves elétricas, mais ecológicas.

A Piper com suporte da revendedora alemã Piper Deutschland marcou presença na Aero Friedrichshafen com um monomotor à pistão Archer DX (alimentado por diesel) e um monomotor turboélice M500 na semana passada.

A Piper promoveu, de anúncio recente, que o M600/SLS equipado com aviônica Garmin G3000 passará a incorporar em breve o novo datalink PlaneSync, da Garmin, com celular LTE e conectividade Wi-Fi, para compartilhamento de informações pré e pós-vôo e atualizações de banco de dados. Operadores do M600/SLS poderão usar o aplicativo Garmin Pilot para verificar a quantidade de combustível, a localização do avião, a temperatura do óleo, a voltagem da bateria, relatório meteorológico do aeródromo (METAR) e outras informações. Os bancos de dados de aviônica também serão baixados automaticamente.

A Piper e a Garmin também adicionaram novos recursos de aviônica do M600/SLS, incluindo visão sintética aprimorada, radar meteorológico, navegação, planejamento de vôo e listas de verificação, bem como cálculos de peso e balanceamento, monitoramento de aproximação estabilizada, anel de alcance de planeio e SafeTaxi 3D – este último recurso fornece uma visão 3D do ambiente em solo durante o táxi, com representações de marcadores de aeroportos, edifícios e outras marcações de posição e orientação de rotas de taxiamento. [EL] – c/ fontes