PA-18 de instrução ‘pilona’ em treinamento TGL em Piracicaba/SP, em 18.11.21
Nesta terça dia 16, o monomotor PA-18 de prefixo PP-GKQ (registro de produção 18-536, ano de fabricação 1950), do Aeroclube de Rio Claro, decolou do aeródromo de Rio Claro (SDRK), em Rio Claro/SP, para vôo de instrução, com previsão de realização de procedimentos de toque e arremetida (TGL) no aeródromo de Piracicaba (SDPW), em SP (17 MN ao sul), com um aluno e um instrutor a bordo.
Em Piracicaba (SDPW), após o segundo toque, às 20:50Z (17:50LT), houve a perda de controle da aeronave, que acabou ‘pilonando’ na sequência. Os dois tripulantes saíram ilesos, o avião teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de Perda de Controle no solo (LoC-G). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.
O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Rio Claro, estando registrado na categoria da instrução privada, com último registro de compra/transferência em junho de 2019. O avião é aprovado para um passageiro, com MTOW de 680 kg, e operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2022.
Em elevação de 1.916 pés, o aeródromo municipal de Atibaia (SDTB) tem pista (17/35) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21. Tem homologação para operação VFR, diurna e noturna e a operação conta com FCA exclusiva. O circuito de tráfego tem carta (VAC), basicamente estabelecendo entrada no circuito pelo setor leste e altitude de tráfego de 1.000 pés AGL, devendo ser evitado sobrevôo de zona urbana (no setor oeste do aeródromo) – com perna do vento pela direita para pista 17 e pela esquerda para pista 35, com saída de tráfego com curvas para direita na operação da pista 17 e para esquerda na operação da pista 35.
ROTAER informa [i] possível presença de animais silvestres na pista (17/35) e [ii] concentração de pássaros (urubus) na cabeceira 17, além de [iii] atividade aérea de aeronaves de instrução próximo ao aeródromo.