Piper PA-25 Pawnee tem incidente de falha de motor em vôo de traslado, piloto chega a preparar pouso em rodovia mas recuperação de motor permite regresso para APUA em Garuva/SC, em 08.05.22


No dia 26 passado (abril), o avião agrícola Piper PA-25-235 Pawnee de matrícula PT-WZL Registro de produção sn 254699, fabricação 1968) decolou da Área de Pouso para Uso Agrícola (APUA) de Garuva (ZZZZ), no município de Garuva, em SC, com destino da APUA “Pista Seragri” (ZZZZ), no município de Luiz Alves, em SC, por volta das 13:25Z (10:25LT), para vôo de traslado, com apenas piloto a bordo. Quando em rota, cerca de 5 minutos após a decolagem, houve redução inadvertida de potência do motor e o piloto aproou uma rodovia para preparar-se para um pouso de emergência. Houve uma recuperação da potência do motor e o piloto realizou uma arremetida no ar e retornou para a pista da decolagem, com o pouso, às 13:30Z (10:30LT) ocorrendo sem anormalidades.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “falha de motor em vôo” e “operação à baixa altura”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião é operado pela Aerodinâmica Aviação Agrícola (empresa com sede operacional em Erechim/RS), sendo registrado na categoria de transporte Serviço Aéreo Especializado (SAE) público-Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em agosto de 2019. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.315 kg, em vôo em condição VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo agosto.

A Aerodinâmica Aviação Agrícola opera frota com modelos EMBRAER/Neiva EMB-201/201A, Cessna T188C, além do modelo Piper PA-25-235 Pawnee.

O centro do município de Garuva dista 17 MN ao norte de Joinville (SC). O centro do município de Luiz Alves dista 42 MN ao sul-sudoeste de Garuva, e a 25 MN de Joinville, e 14 MN a nordeste de Blumenau.