Piper PA-34 Seneca II de instrução tem incidente por falha/mau funcionamento de sistema/componente, com esvaziamento do pneu da triquilha, em pouso em Divinópolis/MG, em 03.02.22
No dia 14 passado, o bimotor Piper PA-34-200T Seneca II de prefixo PT-STA (registro de produção sn 34-7770019, ano de fabricação 1976), decolou do aeródromo público de Pará de Minas (SNPA), neste município de MG, com destino do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV), em Divinópolis/MG, em um vôo de treinamento em circuito de tráfego, com dois tripulantes a bordo.
Durante pouso, às 16:00Z (13:00LT), um dos pilotos percebeu que o pneu do trem dianteiro estava vazio, com o avião sendo parado na pista. A aeronave não teve danos.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha/mau funcionamento de sistema/componente. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.
O Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV), em Divinópolis, dista 25 MN a SW do aeródromo de Pará de Minas (SNPA).
Em elevação de 2.636 pés, o aeródromo público Brigadeiro Cabral (SNDV) tem pista (17/35) de 30 x 1.539 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 20 e resistência de subleito média. O aeroporto tem homologação para operação VFR/Diurna e Noturna. O aeródromo já conta com ERAA (Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo), para informação de meteorologia, sendo disponível reportes METAR/SPECI.
Boletins METAR (de emissão automatizada) indicam que o “Brigadeiro Cabral” operava com tempo muito bom, com condição CAVOK, temperatura na marca de 30ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.022 hPa. No reporte vigente do horário do pouso, o vento era sudeste fraco (04 KT), com direção predominante de 260º, com variação de direção de 130º – entre 200º e 330º (média de 265º), após vento variável (com variação de direção superior a 180º) de 04 KT.
METAR SNDV 141500Z AUTO VRB04KT CAVOK 30/19 Q1022=
METAR SNDV 141600Z AUTO 26004KT 200V330 CAVOK 31/19 Q1022=
METAR SNDV 141700Z AUTO 09004KT 050V140 CAVOK 30/19 Q1021=
METAR SNDV 141800Z AUTO VRB05KT CAVOK 32/18 Q1020=
O avião é propriedade e operado pela Starflight Escola de Aviação Civil, registrado na categoria de serviço de instrução primária (PRI). O avião é aprovado para capacidade de cinco passageiros, para MTOW de 2.073 kg, e operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2017, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2022.