Piper Seneca pousa forçado em pasto a noroeste do destino, no pôr do sol, após “desvio de navegação” em vôo de Belém para São João do Araguaia (PA), junto à Marabá (PA), em 20.07.23
No dia 29 de maio passado, por volta de 19:50Z (16:50LT), o bimotor Piper PA-34-220T de prefixo PT-WMF, com apenas piloto a bordo, decolou do Aeroporto Val de Cans/Júlio Cezar Ribeiro (SBBE), em Belém (PA), com destino do aeródromo Aero Helinorte (SJ4J), em São João do Araguaia (PA), a cerca de 245 MN a S-SW, numa viagem de traslado do transporte privado. Por volta de 21:15Z (18:15LT), ou seja, 01h25m de vôo, o piloto pousou forçado em um pasto na localidade de São Pedro da Água Branca (PA), a nordeste do destino, após um “desvio da navegação”, conforme súmula de relatório preliminar. O avião teve danos substanciais, o piloto escapou ileso. Não houve danos a terceiros.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente por causa(s) desconhecida(s). Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento, com o avião tendo sido retido do operador para o andamento da investigação aeronáutica.
O avião – Piper PA-34-220T de prefixo PT-WMF é o aparelho com registro de produção sn 3448077 e ano de fabricação 1995, registrado na categoria do transporte privado (TPP), com proprietário e operador Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em abril de 2022. O avião tem situação de do Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso por pendência judicial; há GRAVAME de Ordem Judicial restritiva de vôo e de transferência de propriedade. O avião é aprovado para seis ocupantes (até cinco passageiros e um piloto), com MTOW de 2.155 kg, para operação IFR Diurno/noturno. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava com validade até abril de 2024.
Em elevação de 482 pés, o aeródromo (privado) Aero Helinorte (SJ4J), em São João do Araguaia (PA), dista cerca de 14 MN a sudeste do Aeroporto João Correa da Rocha (SBMA), em Marabá (PA), em em elevação de 358 pés, e cerca de 88 MN a oeste do Aeroporto Prefeito Renato Moreira (SBIZ), em Imperatriz (MA). O “Aero Helinorte” (SJ4J) tem pista (09/27) de 23 x 1.257 m., de de cascalho (com resistência de piso para aeronaves com peso de até 5.700 kg), aprovada para operação IFR diurna.
Ao momento da decolagem, as condições meteorológicas em Belém e em Marabá (SBMA), para efeito do destino, eram VMC (após pancada na vizinhança do Val de Cans/SBBE), com visibilidade ilimitada e céu com poucas nuvens à baixa altura, com presença de nuvens TCU.
METAR SBBE 291900Z 33007KT 9999 VCSH FEW013 SCT033 FEW036TCU 29/26 Q1008=
METAR SBBE 292000Z 03009KT 9999 FEW020 SCT035 FEW040TCU BKN100 29/26 Q1008=
METAR SBMA 291900Z 12004KT 9999 FEW025 FEW030TCU 33/25 Q1008=
METAR SBMA 292000Z 10004KT 9999 FEW025 FEW030TCU SCT100 32/24 Q1008
A localidade paraense de São Pedro da Água Branca está a nordeste de Marabá e São João do Araguaia, à distância respectivamente de 46 MN (SBMA) e de 37 MN (SJ4J), o destino do vôo.
No dia do acidente, o horário do Pôr do Sol Aero Helinorte (SJ4J), em São João do Araguaia (PA), foi às 21:08Z (18:08LT), portanto “junto” – no limiar – do horário atribuído ao pouso forçado – às 21:15Z (18:15LT).
Ao horário do pouso, as condições do tempo eram Marabá eram sem alterações – com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 2.500 pés e com base a 3.000 pés com TCU, com vento leste fraco, temperatura de reduzindo para 30°C e QNH de 1.009 hPa.
METAR SBMA 292100Z 08004KT 9999 FEW025 FEW030TCU 30/24 Q1009=
METAR SBMA 292200Z 07001KT 9999 FEW025 FEW030TCU 29/24 Q1010=