Pipistrel buscará a certificação do monomotor a pistão “Panthera” e desenvolverá uma versão eletrificada do modelo, em 28.07.22


A fabricante eslovena Pipistrel, uma unidade da Textron Aviation, do EUA, planeja buscar a certificação completa, inclusive de operação IFR, da EASA para o seu avião monomotor a pistão de quatro assentos “Panthera”. O avião está no mercado hoje como aeronave experimental.

Com motorização Lycoming IO-540V-V4A5, de 260 HP, e aviônica Garmin G1000 NXi, o “Panthera” é um avião de asa baixa, cauda “T” e trem de pouso retrátil, com velocidade de cruzeiro de 200 KT e alcance de 955 MN. De quatro assentos, o avião possui portas de passageiros em “asa de gaivota” e um banco traseiro removível para espaço extra de bagagem.
As principais características do “Panthera”:
A – Dimensionais:

  • Fuselagem com comprimento de 8,07 m. e altura de 2,19 m.
  • Asa com envergadura de 10,86 m. e área alar de 11,2 m²

B – Peso:

  • MTOW de 1.315 kg/2.900 lb. (sujeito à elevação para 1.360 kg/3.000 lb.)
  • Combustível utilizável de 2 x 105 – 210 litros/2 x 27,7 galões – 55,4 galões [149,5 kg/329 lb.]
  • Carga-útil de 500 kg/1.100 lb.
  • Carga-paga com abastecimento completo de 350 kg/770 lb.

C – Desempenho:

  • Velocidade de manobra (VA) de 143 KIAS
  • Velocidade “nunca exceder” (VNE) de 220 KIAS
  • Velocidade de cruzeiro em regime de 75% de potência de 198 KTAS (no FL080)
  • Consumo de combustível em regime de 75% de potência de de 56 litros/h ou 14,8 galões/hora [40 kg/h ou 88 lb/h]
  • Alcance (com reserva de 45 minutos) > 1.000 MN – em operação à velocidade de 55 KTAS, no FL 120, com quatro ocupantes (4 x 86 kg = 344 kg, ou 4 x 189 lb. = 757 lb.)
  • Velocidade de estol – com flapes estendidos (VSO) de 55 KIAS
  • Velocidade de estol – com flapes retraídos (VS1) de 60 KIAS
  • Teto de 7.600 m./FL250 (25.000)
  • Razão de subida (no MTOW e na velocidade de melhor RS) de 1.300 pés/min.
  • Distância de decolagem – corrida de pista – de 372 m. (ao nível do mar, em condição ISA, pista pavimentada)
  • Distância de decolagem com cruzamento de cabeceira à 50 pés de 657 m. (ao nível do mar, em condição ISA, pista pavimentada)
  • Distância de pouso – corrida de pista – de 346 m. (ao nível do mar, em condição ISA, pista pavimentada)
  • Distância de pouso com cruzamento de cabeceira à 50 pés de 706 m. (ao nível do mar, em condição ISA, pista pavimentada)

D – Aviônica: suíte Garmin G3X com GDU, com telas PFD e MFD de 10 pol. (25,4 cm) (com duplo ADAHRS, sistema de visão sintética, piloto-automático GMC 307, de dois eixos, escravizado à navegação GNSS, plataformas rádio-navegação touch screen GTN 750Xi COM/NAV/IFR (unidade primária) e GTN 650Xi COM/NAV/IFR (unidade secundária), painel de áudio Garmin GMA-35.
A Pipistrel está marcando presença na feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no EUA, com exposição do “Panthera”.

Também na AirVenture, a Pipistrel exibe e promove o seu monomotor elétrico de dois assentos Velis Electro, um modelo concebido para o mercado de treinamento de vôo.

O Velis Electro já foi certificado na Europa, pela EASA e pela autoridade de aviação civil do Reino Unido.

O Velis Electro esteve em desenvolvimento por 12 anos e tem uma “pegada” (marca) de ruído externo de apenas 60 dBA.

O Velis Electro “já alcançou muito sucesso na Europa”, disse Gabriel Massey, presidente e diretor administrativo da Pipistrel. “Ter a única aeronave elétrica certificada do mundo disponível no EUA é uma perspectiva muito empolgante, especialmente para um mercado tão grande de aviação geral e treinamento de vôo”, completou Massey.

A Pipistrel fabrica uma família de planadores e aeronaves leves com motores de combustão interna e elétricos, tem modelos adicionais de propulsão elétrica e híbrida em desenvolvimento e entregou 2.500 aeronaves em todo o mundo desde 1989.

A Textron adquiriu a Pipistrel no início deste ano em um acordo avaliado em US$ 222 milhões. Agora a fabricante eslovena faz parte da nova divisão eAviation, da Textron, liderada por Rob Scholl, mas continuará a ser administrada como uma empresa separada e uma marca distinta, com sede na Eslovênia e fabricação adicional na Itália. O fundador da Pipistrel, Ivo Boscarol, continua como consultor da empresa.

Scott Donnelly, presidente e CEO da Textron, disse que a aquisição da Pipistrel foi parte da estratégia da empresa para tornar a Textron, “líder mundial em aeronaves sustentáveis ​​para uma ampla variedade de missões”.

Falando para a mídia AIN às vésperas da AirVenture, Scholl disse que a Textron planeja usar sua experiência em certificação e suporte ao produto para fortalecer a marca Pipistrel, aproveitando a vasta experiência da Pipistrel com vôo elétrico para alguns dos outros programas da Textron, incluindo o projeto de veículo de mobilidade aérea urbana Nexus da divisão eAviation.

“Estamos muito empolgados com a equipe e as instalações de fabricação que eles [Pipistrel] têm na Eslovênia e na Itália”, disse Scholl. “Planejamos manter tanto a sede da empresa na Eslovênia quanto a produção na Itália. Eles têm uma cadeia de suprimentos muito boa em torno da fabricação de compósitos. Não estamos planejando mudar os principais aspectos de como eles projetam e constroem aeronaves. Esperamos ajudá-los a dar escala para poder produzir mais aeronaves e aumentar o serviço e o suporte, aproveitando o alcance global da Textron Aviation”, explicou Scholl.

Scholl disse que as aeronaves Pipistrel são “complementares” aos aviões com motores a pistão das marcas Cessna e Beechcraft, da Textron Aviation. “Estamos dando aos clientes outra opção de entrar em um tipo diferente de avião”, disse Scholl.

Sob a marca como “guarda-chuva” da Textron, a Pipistrel continuará o trabalho de desenvolvimento de uma versão híbrida do “Panthera”, disse Scholl, mas sem ele oferecer um cronograma para colocar esta variante no mercado. Scholl disse que a empresa provavelmente oferecerá uma variedade de opções de motores para a aeronave no futuro.

No portal da fabricante, já são apresentadas futuras variantes alternativas do “Panthera”, o “Electro Exp” e o “Hybrid Exp”, com motorização prevista com unidade elétrica de potência máxima de 200 kW (150 kW em regime de operação contínua) – e de 10 kW em cruzeiro, no “Hybrid Exp”. O prospecto prevê velocidade típica de cruzeiro de 177 KTAS. [EL] – c/ fontes