Planador IPE-02B de instrução se acidenta logo após desconexão do cabo de reboque na decolagem de Bebedouro/SP, em 24.07.21


No dia 12 (segunda), o monomotor Aero-Boero AB-189 (AB18) de matrícula PP-GAP (registro de produção sn 119-B, ano de fabricação 1991), operado pelo Aeroclube de Bebedouro (SP), como aeronave-rebocadora, e o planador IPE-02B, fabricado pela IPE – Indústria Paranaense de estruturas, de matrícula PP-FJZ (registro de produção sn 078, ano de fabricação 1989), propriedade e operação do Aeroclube, também, decolaram do Aeródromo de Bebedouro (SDBB), por volta das 19:10Z (16:10LT), para vôo de instrução. No Aero Boero estava apenas um piloto enquanto no IP-02B estavam dois tripulantes.

Logo após a decolagem, às 19:10Z (16:10LT), o planador desconectou-se da aeronave-rebocadora (AB-180), vindo a colidir com o terreno nas proximidades do aeródromo. O planador teve danos substanciais, os tripulantes sofreram lesões graves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de “LoC-I” (perda de controle em vôo) em reboque de planador (GTOW).

O planador (sem motor) IPE-02B, fabricado pela IPE – Indústria Paranaense de estruturas, de matrícula PP-FJZ (registro de produção sn 078, ano de fabricação 1989) está aprovado com MOTW de 565 kg. Registrado na categoria “Instrução Privada”, propriedade do Aeroclube de Bebedouro, o último registro de compra/transferência é de agosto de 1983. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está valido até dezembro.

O Aero-Boero AB-189 (AB18) de matrícula PP-GAP (registro de produção sn 119-B, ano de fabricação 1991) pertence à União (ANAC), sendo operado pelo Aeroclube de Bebedouro em regime de cessão de uso. Registrado na categoria “Instrução Privada”, está aprovado com MOTW de 844 kg e operação de vôo VFR diurno. O último registro de compra/transferência é de setembro de 1991. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está valido até março de 2022.

Bebedouro situa-se entre São José do Rio Preto (a oeste, a cerca de 50 MN) e Franca (a leste), e ao sul de Barretos.

Distando cerca de 180 MN a NW de São Paulo/SBMT, o Aeródromo (público) de Bebedouro (SDBB) está em altitude de 1.942 pés, com pista (13/31) de 23 x 1.500 m. (com extremidades de 100 m. não disponíveis para operação de pouso/decolagem), de asfalto, com resistência de piso PCN 15. É um aeródromo com homologação para operação VFR diurna.

Pela tarde, em São José do Rio Preto/SBSR (a oeste, a cerca de 50 MN), conforme boletins METAR, o tempo era bom, com condição “CAVOK”, vento NE fraco a moderado, com temperatura elevada de 28Cº e pressão de 1.019 hPa.

METAR SBSR 121500Z 06009KT CAVOK 26/04 Q1022=
METAR SBSR 121600Z 04008KT CAVOK 28/02 Q1021=
METAR SBSR 121700Z 06008KT CAVOK 28/02 Q1020=
METAR SBSR 121800Z 06006KT CAVOK 28/02 Q1019=
METAR SBSR 121900Z 04007KT CAVOK 28/01 Q1019=
METAR SBSR 122000Z 06007KT CAVOK 27/01 Q1018=
METAR SBSR 122100Z 08004KT CAVOK 26/01 Q1019=