Plano de investimentos para aeroportos do Bloco Sul será apresentado pela concessionária em seis meses e transição entre INFRAERO e consórcio vencedor segue até março de 2022, em 07.12.21


Após investimentos em melhorias na infraestrutura e na capacidade operacional dos nove aeroportos que formaram o Bloco Sul na 6ª rodada de concessões aeroportuárias, a CCR Aeroportos vai apresentar o plano para os aportes financeiros de longo com base nos estudos preliminares da concessão, informaram nesta terça (07) os representantes do Governo Federal em audiência na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

“A transição vai até 31 de março de 2022, o cronograma está absolutamente em dia”, afirmou o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Além de colocar cada aeroporto de acordo com as normas internacionais de segurança e operação do setor aéreo, o detalhamento deve contemplar obras necessárias para o aumento da capacidade operacional e da movimentação de passageiros. São melhorias em terminais de passageiros, ampliação das posições de aeronaves no pátio e das pontes de embarque, entre outros itens.

Também foi discutida na audiência a situação do Aeroporto de Navegantes (SC), que fez parte da sexta rodada de concessões de aeroportos. “A segunda pista do aeroporto de Navegantes não foi suprimida da concessão, que tem 30 anos de vigência. Ela continua prevista, mas não é obrigatória na primeira fase de execução. Vamos monitorar conjuntamente e assim que o investimento se justificar, por aumento de demanda, essa pista poderá ser feita”, explicou o secretário de Aviação Civil.

Ao nível do mar (18’), o Aeroporto de Navegantes/Ministro Victor Konder (SBNF) tem pista (07/25) de 45 x 1.701 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 33 e resistência de subleito alta, para operações VFR e IFR, diurna e noturna.

Conforme notícia em novembro (dia 12), os Blocos Sul e Central (leiloados na 6ª rodada) foram prioridades pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, para a captação de R$ 3 bilhões em investimentos através das emissões de debêntures incentivadas. Os blocos Sul e Central terão R$ 2,2 bilhões e R$ 800 milhões, respectivamente, das emissões.

Arrematados pelo Grupo CCR durante na Infra Week, os dois blocos tiveram seus contratos assinados recentemente. O MINFRA espera que o instrumento de fomento represente 56% da captação de recursos necessária para financiar os R$ 4,6 bilhões necessários para ampliação e manutenção de 15 aeroportos, localizados em oito estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Bloco Sul), e Goiás, Maranhão, Piauí, Tocantins e Pernambuco (Bloco Central).

No acumulado do ano, o Governo Federal, através do MINFRA, já tinha aprovado 21 projetos para fins de emissão de debêntures incentivadas: nove no setor rodoviário, três no ferroviário, seis no portuário e três no aeroportuário.A expectativa do MINFRA é essas novas emissões captem R$ 17,9 bilhões de um total de R$ 42,5 bi em investimentos privados. Até o momento, as emissões de debêntures incentivadas no setor de logística e transporte somavam R$ 11,4 bilhões em 2021.