Planos da EMBRAER para um jato executivo de maior porte e longo alcance seguem em aberto – fabricante não se compromete em expandir sua linha para cima citando custo de investimento de US$ 1 bi, em 23.11.24


Em um post na plataforma on line da mídia de aviação AIN no dia 20, Jennifer Leach English, diretora editorial da revista Business Jet Traveler, cobriu a apresentação da fabricante brasileira EMBRAER em evento institucional de mercado financeiro Investor Day (“Dia do Investidor”), que aconteceu no dia 18 na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE – New York Stock Exchange).

Jennifer abordou que planos da EMBRAER para um jato executivo de maior porte e longo alcance continuam sendo apenas especulações, dado o que foi dito pelos executivos da fabricante no evento. Segundo Jennifer, dezenas de analistas e repórteres perguntaram repetidamente sobre os planos da fabricante de desenvolver uma aeronave executiva maior, mas os executivos permaneceram evasivos e enfatizaram que seu foco é expandir o negócio principal da EMBRAER em 65% nos próximos quatro a cinco anos – sem incluir o programa Evtol, da EVE, uma subsidiária da EMBRAER.

No evento, o CEO da EEJ – EMBRAER Executive Jets, Michael Amalfitano permaneceu evasivo sobre o desenvolvimento de um jato executivo de maior porte e de longo alcance, citando um custo de US$ 1 bilhão como uma das razões pelas quais a fabricante está adotando uma abordagem lenta.

Mike Silvestro, CEO da provedora de aeronaves compartilhadas Flexjet, cuja frota conta com vários EMBRAER Phenom 300 (jato leve) e Praetor 500 (jato médio) – comentou em um painel no evento que adoraria ver um jato de longo alcance entrar na linha da EMBRAER.

“Se você olhar para o Phenom e o Praetor [tomando a fatia de mercado que os modelos têm], é porque o produto foi diferenciado por algo que agrega valor ao cliente”, disse o CEO da EEJ – EMBRAER Executive Jets, Michael Amalfitano. “Qual é o próximo diferencial que nos permite desbloquear e liberar a lucratividade e o perfil do cliente para um novo segmento? Onde está o maior valor? Estamos falando com os clientes, porque esses são investimentos de bilhões de Dólares, e precisamos pensar sobre todo o ciclo de vida de um produto”, completou Amalfitano.

Ainda segundo Jennifer, enquanto isso Amalfitano se voltou para a EVE e expôs o valor de um eVTOL para um cliente de jato executivo. “O conceito urbano que a EVE está desbloqueando significa economia de tempo para os passageiros, e você pode aplicar isso a diferentes tipos de passageiros”, disse Amalfitano. “Se você tem um Phenom ou Praetor e ele está parado em um FBO, então você está economizando o tempo no trânsito de automóveis que seria de duas horas do Hamptons até o FBO. No EVE 100, levará oito minutos”, completou Amalfitano, numa visão perspectiva de negócio baseada numa linha de lógica de integração de produtos. [EL]

Apresentação Investor Day 2024:
https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/12a56b3a-7b37-4dba-b80a-f3358bf66b71/4c146408-aafe-34c8-022f-335c447a7032?origin=1