Plataforma de vôo do futuro da Dassault, a NeXus, ganha prêmio de design, em 26.02.25

Em nota no dia 07, a Dassault Aviation divulgou que a plataforma de vôo do futuro da Dassault, a NeXus, o cobiçado prêmio Good Design (Bom projeto) de um júri formado por duas organizações: o Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design e o European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies. A plataforma de vôo NeXus venceu na categoria Transporte.O prêmio foi criado em 1950 pelo lendário arquiteto Eero Saarinen (conhecido na aviação por seu terminal futurista TWA no aeroporto JFK) e pelos designers industriais Charles e Ray Eames.
O Chicago Athenaeum descreve o prêmio como o “programa mais antigo e reconhecido do mundo para excelência em design no mundo todo”. Ele reconhece “design de qualidade da mais alta forma, função e estética – um padrão além dos produtos de consumo comuns”.
A plataforma NeXus é um ambiente visual e tátil propício para vôos seguros e precisos. Funcionalmente, a plataforma reduz a carga de trabalho dos pilotos, entre outras, simplificando muitas tarefas de apertar botões e inserir dados e automatizando outras. Os pilotos, portanto, focam no “panorama geral” do gerenciamento de vôo.
A equipe de design buscou combinar novas tecnologias com fatores de conforto para vôos de ultralongo alcance e uma sensibilidade de design que eleva a estética da plataforma de vôo ao mesmo nível do design da cabine de passageiros.
O novo acelerador Smart Throttle da suíte NeXus (o primeiro na aviação civil) é provavelmente o melhor exemplo de uma simplificação de design que reduz a carga de trabalho e aumenta a segurança. O conceito Smart Throttle (uma manete controlando ambos os motores) vem diretamente do caça bimotor Rafale. Assim como no caça, o NeXus Smart Throttle automatiza muitas tarefas de gerenciamento do motor, permitindo que os pilotos permaneçam focados em atividades de vôo de nível mais elevado. O Smart Throttle gerencia automaticamente a potência para decolagens com empuxo reduzido, seguindo procedimentos de redução de ruído e garantindo gradientes de subida adequados. O acelerador “inteligente” e gerencia automaticamente uma situação de motor desligado e é integrado ao sistema Fly-by-wire da aeronave, permitindo novos recursos de segurança para a indústria. O mais significativo é um Modo de Recuperação Automática (Automatic Recovery Mode) – para uso em um encontro de turbulência por esteira, por exemplo -, quando o piloto-automático e o acelerador trabalham em conjunto para retornar a aeronave a uma atitude segura em uma velocidade segura.
Outra maneira pela qual o NeXus ajuda o piloto é o sistema de HUD duplo, que pode ser usado como meio primário de operação dos pilotos, outra novidade na aviação civil. Ao usar o HUD, os pilotos voem não apenas orientações e guias de vôo, mas também o ambiente externo. Isso é verdade em dias claros e ensolarados e em condições de escuridão total, graças ao pacote de sensores do sistema FalconEye exclusivo da Dassault e ao banco de dados global de terreno.
O Falcon 10X é um projeto de jato executivo totalmente novo com entrada em serviço planejada para 2027. Sua plataforma de vôo NeXus é o próximo passo em sistemas de aviônicos e controle de vôo, introduzindo tecnologia de segurança inovadora extraída dos mais recentes projetos de caça da Dassault. O Falcon 10X será capaz de vôos de mais de 15 horas.
Ao fornecer um ambiente de plataforma de vôo confortável e redutor de fadiga, os pilotos conseguem ter um melhor desempenho durante toda a missão.
“A ideia por trás da NeXus é criar um ambiente de plataforma de vôo que mantenha os pilotos afiados em todas as condições de vôo. No processo, torna o Falcon 10X uma alegria de voar e define um novo padrão de segurança para a aviação civil”, disse Carlos Brana, vice-presidente executivo da Dassault Aeronaves Civis. [EL]