PM registra mais novo furto de fiação elétrica, o segundo em uma semana, no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral em Divinópolis/MG, em 15.07.22
Fonte: g1, em 11 e 12/07/2022
Em menos de uma semana, mais uma vez o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis/MG (SNDV), teve furto novamente de fiação de sistema elétrico, incluindo a instalação do balizamento noturno da pista. Segundo a Polícia Militar (PM), nesta segunda (11) foram levados cerca de 600 m. de fiação elétrica.
O último furto de fiação no local foi registrado na semana passada, na terça (05).
A Prefeitura de Divinópolis informou que todo o perímetro do espaço tem cercas, mas que não teria sido possível deter a ação criminosa da última semana.
Segundo informações da PM, funcionários do aeroporto constataram que a grade do local estava arrombada e, por isso, acionaram os militares. Quando chegaram no local, os policiais averiguaram a situação e constataram a falta de cerca de 600 m. de fiação. Conforme a Prefeitura, no furto da última semana foram levados 1.752 m. de fiação.
A PM divulgou ainda que os suspeitos podem ter entrado no local por meio de uma estrada que liga o aeroporto à Comunidade de Buritis. Buscas seguem sendo realizadas.
Em nota, a Prefeitura de Divinópolis disse que “em se tratando de ambiente de competência federal, a Polícia Federal está à frente das investigações desde a última invasão ocorrida no dia 5 de julho”.
A Polícia Federal também divulgou que vai apurar o caso, já que o furto altera o funcionamento da aviação civil. “Existe uma convenção internacional para coibir esses atos da qual o Brasil faz parte. Assim, esse crime é de atribuição da PF”, registrou a PF em nota.
O Executivo municipal informou ainda que abrirá processo administrativo para apurar os fatos e a atuação da empresa de vigilância.
A Polícia Civil também investiga o caso, e informou que foi instaurado inquérito pela Delegacia de Divinópolis “para apurar o furto dos fios”, conforme nota. Os envolvidos no furto ainda não foram localizados e a polícia faz o rastreamento para identificar os criminosos e encontrar os materiais furtados.
Como a cerca patrimonial foi rompida, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e a Empresa Municipal de Obras Públicas (EMOP), realizaram os reparos na estrutura.
À ocasião do furto da última semana (dia 05), a prefeitura divulgou que a empresa GSI Vigilância e Segurança realizava rondas periódicas, diurnas e noturnas, no entorno de todo o “sítio”. Também que os dirigentes já estavam tomando as medidas necessárias para a investigação dos responsáveis pelo furto, por meio de ações em conjunto com as polícias Federal, Militar e Civil.
Para reportagem da mídia g1, a polícia civil informou não ter recebido a demanda sobre do primeiro furto – no dia 05.
Além da empresa GSI Vigilância e Segurança, contratada pelo município, o aeroporto conta com colaboradores com certificação AVSEC, devidamente registrados e cumprindo todas as exigências da ANAC, em conformidade com Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).
Atualização: uma comissão administrativa foi instaurada para apurar a responsabilidade da empresa Gestão de Segurança Integrada Vigilância e Segurança Eireli (GSI), que faz a segurança do Aeroporto Brigadeiro Cabral, quanto aos furtos de fiação elétrica registrados no local. A notíca da instauração da comissão foi divulgada nesta terça (12) pela Prefeitura.
Na segunda (11), a Polícia Militar (PM) registrou um novo furto no aeroporto, de cerca de 600 m. de fiação elétrica. O furto anterior foi registrado em menos de uma semana, na última terça (05), quando foram levados 1.752 m. de fiação.
A comissão instituída é composta pelos membros Luis Ângelo Coutinho Gonçalves, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo; Graciela Caputo Resende, diretora de Operações, Transporte e Infraestrutura do Centro Industrial, e Lucas Silveira Santos, coordenador administrativo.
Segundo o Executivo, a comissão deverá autuar, instruir e conduzir o processo administrativo destinado a promover a investigação e dar andamento nas diligências necessárias; requisitar documentos e a informações necessárias para esclarecimento dos fatos, que não poderão ser sonegados, sob pena de responsabilidade pessoal. Ao final, será emitido um relatório sobre os trabalhos.
A apuração deverá ser concluída em 30 dias, podendo este prazo ser prorrogável.
Segundo a Prefeitura, a Gestão de Segurança Integrada Vigilância e Segurança (GSI) foi contratada mediante processo licitatório em 2021 para prestar serviços de vigilância no aeroporto e que foi escolhida mediante qualificação específica, de acordo com os requisitos dos órgãos reguladores.
O aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV) é homologado para operação VFR – diurna e noturna -, com pista (17/35) de 30 x 1.540 m., de asfalto. O balizamento conta com sistema de iluminação de luzes laterais da pista principal a cada 60 m. e de luzes laterais da taxiway. O aeroporto ainda tem o farol rotativo e iluminação da biruta (indicador de vento).
Estão expedidos, no dia 26/06/22, com validade até dia 26/07/22, dois InfoTemp relativos à inoperância de iluminação do aeródromo. O InfoTemp BS1159R/22 informa que as facilidades/instalações de iluminação da área de pouso estão fora de serviço; o InfoTemp BS1160R/22 informa que todas as luzes laterais da taxiway estão fora de serviço.