Por insuficiência de infraestrutura, aeroporto do Tahiti com restrições de disponibilidade para aviação executiva de longa distância que cruza o Pacífico Sul, em 01.12.25


Operadores da aviação executiva de vôos de longa distância que cruzam o Pacífico Sul estão enfrentando restrições para o segmento no Aeroporto Internacional de Tahiti (NTAA), de acordo com a OpsGroup, provedora de tecnologia de informações de aviação e planejamento de vôo, que divulgou que a sobrecarga da capacidade do aeroporto está resultando em múltiplos períodos de restrição diários e regras mais rigorosas para uso alternativo até o início de 2026.

O Aeroporto Internacional de Tahiti (NTAA) dispõe de uma única pista, de 3.420 m.

Aeronaves executivas visitantes estão sujeitas a restrições durante vários horários de pico da manhã e da tarde, a menos que o administrador aeroportuário conceda uma exceção. Esses períodos variam conforme o dia da semana, com as restrições mais rigorosas às segundas, quartas e sábados. Fora desses períodos, as aeronaves executivas podem operar normalmente, mas pequenas alterações na programação podem determinar se os voos serão aceitos ou se deverão aguardar.

Há também restrições específicas para o registro de Tahiti como aeroporto alternativo. Durante muitos dos mesmos horários de pico, operadores que não estejam baseados na Polinésia Francesa ou que não estejam operando aeroporto (NTAA) naquele dia não podem listar o aeroporto como rota alternativa sem aprovação prévia. Vôos de evacuação médica são a única exceção automática. Os operadores devem consultar os informes NOTAM para verificar os horários exatos que restringem escalas ou registros de rotas alternativas.

Como as alternativas na região são limitadas, a OpsGroup alerta que essas regras afetam significativamente os planos de travessia do Pacífico e recomenda um planejamento cuidadoso. Fatores operacionais locais também entram em jogo. O espaço no pátio de aeronaves é limitado e a equipe de controle de tráfego aéreo pode atrasar as partidas noturnas. Os procedimentos de abastecimento de combustível variam de acordo com a empresa de handling, e as autorizações de pouso devem ser obtidas diretamente pelo portal da Autoridade de Aviação Civil da Polinésia Francesa. Os aeroportos principais nas proximidades, de Raiatea (NTTR, a com pista de 30 x 1.400 m., a 118 MN a NW) e de Bora Bora (NTTB, com pista de 22 x 1.505 m., a 140 MN a NW), também não podem servir como alternativas internacionais; mais próximos, estão os aeroportos Moorea Temae (NTTM, com pista 30 x 1.230 m.), a 9,5 MN a W-NW e Huahine Fare (NTTH, com pista de 1.510m.), a 97 MN a NW. [EL]