Por pesquisa da Argus, atividade aérea da aviação executiva global segue com queda nos mercados europeu e norte-americano e com alta no estante do mundo, em 04.10.24


A atividade de vôos global da aviação executiva caiu 0,3% em setembro, com os mercados norte-americano caindo 3,4% e europeu caindo 3,2%, de acordo com o último relatório da analista da indústria e especialista em segurança Argus International, uma notícia Kerry Lynch, editora da revista mensal de aviação AIN, em post na plataforma online da revista no dia 04.

 “Mais um mês de status quo para a aviação executiva. A América do Norte e a Europa permanecem em uma tendência familiar, enquanto as regiões restantes do mundo estão parecendo muito fortes até agora em 2024”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Dizemos isso todo mês, mas nosso foco continua no mercado [do transporte não-regular, por fretamento] PART-135 em busca de sinais de que esse período de resfriamento está chegando ao fim. No momento, o mercado está estável, mas continua a ver menor demanda no mercado de [jatos de] cabines largas”, completou Kuhn.

Na América do Norte, o tráfego em setembro foi em linha com a previsão da Argus de uma queda de 3,6%, com atividade do segmento de compartilhamento o único segmento em alta, de 6,9% na comparação ano a ano (YoY). O segmento de transporte PART-135 continuou uma tendência de queda, de 5,4%, enquanto a atividade do segmento do transporte particular PART-91 caiu similarmente, em 5,6%. O tráfego diminuiu em todas as quatro categorias de aeronaves, com cabine larga registrando o maior declínio YoY de 8,1%, seguido por turboélice com queda de 4,7%, jato leve com queda de 2,3% e jato médio com queda de 0,8%.

Apesar do declínio geral na Europa, a atividade de vôo aumentou em 0,8% no segmento de cabine larga e em 0,2% com jato de médio porte. No entanto, a atividade de jato leve ainda caiu 4,4% e a de turboélices 10%.

O resto do mundo registrou um salto de 28,9% na atividade de vôo da aviação executiva, com turboélice mostrando uma melhoria de 36,9%. Jatos de médio porte seguiram de perto com alta de 36,9%. Jatos leves também mostraram força com um aumento da atividade de 29,1% e jatos de cabine larga tiveram alta de atividade de 10,1%.

Para outubro, a Argus prevê que o tráfego permanecerá abaixo na comparação YoY, com quedas de 2,7% na América do Norte e de 3,6% na Europa. [EL] – c/ fonte