Pratt & Whitney anuncia acordo com a suíça H55 para suprimento sistemas de bateria para o seu programa de demonstração de vôo regional híbrido-elétrico e entidades canadenses para apoio no desenvolvimento dos designs dos componentes da bateria e dos sistemas de controle elétrico associados, em 22.05.22


A fabricante Pratt & Whitney Canada (P&WC) escolheu a suíça H55 para fornecer sistemas de bateria para o seu programa de demonstração de vôo regional híbrido-elétrico, informou a própria P&WC nesta quinta dia 19. O desenvolvimento dos designs dos componentes da bateria e dos sistemas de controle elétrico associados também contará com o apoio do NRC – National Research Council Canada (Conselho de Pesquisa Nacional do Canadá e do IVI – Innovative Vehicle Institute (Instituto de Veículo Inovativo), da província de Quebec.

Derivado do projeto Solar Impulse, o primeiro avião elétrico a voar ao redor do mundo, a suíça H55 desenvolve sistemas modulares e leves de propulsão e armazenamento de energia para aeronaves elétricas como o eBeaver, agora em desenvolvimento pelo operador de hidroaviões do oeste canadense Harbour Air.

“Estamos muito satisfeitos em aproveitar a tecnologia da H55 no campo de sistemas de baterias de aeronaves e colaborar com NRC e IVI na otimização do projeto para nosso programa de demonstração de vôo híbrido-elétrico”, disse Jean Thomassin, diretor executivo de novos produtos e serviços da Pratt Canada. “A tecnologia híbrida-elétrica tem um potencial significativo para aumentar a eficiência dos sistemas de propulsão de aeronaves de próxima geração, permitindo-nos estabelecer novos padrões de sustentabilidade para aeronaves regionais e de passageiros”, ainda falou Thomassin.

A H55 se junta ao programa liderado pela P&WC cerca de dez meses depois que os governos do Canadá e de Quebec se comprometeram a contribuir com cerca de metade de um investimento de C$ 163 milhões na tecnologia de propulsão elétrica híbrida para um demonstrador vôo DASH 8-100 programado para iniciar os testes de solo no final deste ano e fazer o primeiro vôo em 2024.

A P&WC visa uma melhoria de 30% em eficiência de combustível e redução proporcional nas emissões de CO2, em comparação com os motores turboélice mais avançados atuais para aeronaves regionais.

As contribuições do NRC incluirão o apoio ao desenvolvimento dos subsistemas de bateria de alta tensão e seus elementos relacionados. Enquanto isso, o IVI apoiará o trabalho de desenvolvimento para otimizar o projeto e a integração da bateria e dos sistemas de controle na aeronave experimental DASH 8-100.

A Collins Aerospace, subsidiária da Raytheon, fornecerá o motor elétrico de 1 megawatt para o sistema de propulsão híbrido-elétrico.

A Pratt & Whitney chama a tecnologia de propulsão híbrida-elétrica um elemento central de sua estratégia para aumentar a eficiência dos sistemas de propulsão de aeronaves em apoio à meta da indústria de atingir emissões líquidas zero de CO2 para a aviação até 2050. As atividades de desenvolvimento de tecnologia da empresa também incluem o avanço de combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF) e hidrogênio, cada um dos quais pode se beneficiar do aumento da eficiência possibilitado pelos sistemas de propulsão híbrida-elétrica. [EL] – c/ fontes