Pratt & Whitney e especialista startup da Flórida VerdeGo Aero juntas para desenvolver sistema de propulsão híbrido-elétrico para aplicação AAM, em 02.08.22


A Raytheon Technologies é a principal investidora em uma rodada de financiamento de Série A de US$ 12 milhões para a especialista em propulsão elétrica-híbrida VerdeGo Aero. O ‘braço’ de capital de investimento de risco do grupo norte-americano, a RTX Ventures, anunciou o investimento nesta semana, dizendo que a VerdeGo Aero, uma startup com sede na Flórida, colaborará com sua subsidiária de motores de aeronaves Pratt & Whitney para desenvolver sistemas de propulsão para aplicações avançadas de mobilidade aérea (AAM – Advanced Air Mobility).

No ano passado, a VerdeGo Aero apresentou seu gerador VH-3, de 185 kW, que pode ser combinado com várias configurações híbridas-elétricas para fornecer potência de pico de até 1 MW e potência contínua de até 370 kW.

Dados: https://www.verdegoaero.com/vh-3hybridgenset
Os sistemas de propulsão da VerdeGo Aero foram selecionados para aplicações, incluindo a aeronave eSTOL, da Airflow, o veículo Journey eVTOL, da Jaunt Air Mobility, e o TriFan 600, da XTI.

De acordo com a VerdeGo Aero, a tecnologia poderia ser ampliada para fornecer uma saída elétrica contínua de “múltiplos megawatts”, abrindo o potencial para alimentar aeronaves maiores, como as dos setores de aviação executiva e do transporte aéreo comercial atendidos pela Pratt & Whitney. Espera-se que a parceria forneça suporte nos esforços para desenvolver e comercializar “trens de força” híbrido-elétricos de terceira geração em plena escala.

“A VerdeGo Aero está ajudando a ser pioneira no campo emergente da tecnologia de propulsão elétrica híbrida, que tem um papel importante a desempenhar para viabilizar a meta da indústria da aviação de atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050”, disse o diretor de sustentabilidade da Pratt & Whitney, Graham Webb. “Esse investimento tem um potencial promissor para aprimorar nossa tecnologia e capacidade em segmentos de nosso negócio de motores pequenos, enquanto avançamos com rapidez e agilidade para avançar nossa estratégia de propulsão elétrica híbrida”, acrescentou Webb.

Em combinação com o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá e a especialista em baterias H55, a Pratt & Whitney já está trabalhando em planos para um avião regional híbrido-elétrico. O objetivo é iniciar os testes de solo em uma aeronave DASH-8-100 remotorizada no próximo ano e estar pronta para testes de vôo em 2024.

De acordo com Eric Bartsch, CEO da VerdeGo Aero, a empresa, fundada em 2017, busca converter os motores de aeronaves existentes em motores híbridos. Com reservas de capital mais fortes, a empresa está recrutando mais engenheiros para integrar sua equipe em Daytona Beach, na Flórida. [EL] – c/ fontes