Pratt & Whitney lança variante do turbofan GTF aprimorada para A320NEO, em 03.12.21


A Pratt & Whitney lançou nesta quinta dia 02 uma nova versão de seu motor turbofan GTF – Geared Turbofan no Airbus A320NEO (PW-1100G), denominada GTF Advantage. Destinada a reduzir o consumo de combustível em mais 1%, a nova configuração também fornecerá maior empuxo, tanto ao nível do mar quanto para aeroportos “quentes e altos” (operação em aeroportos em alta altitude e sob alta temperatura ambiente), permitindo maior alcance e carga útil. Gerando até 34.000 lbf. de empuxo de decolagem por motor, a configuração Advantage torna o GTF o motor mais potente para a família A320NEO.

A Pratt & Whitney cita uma melhoria de 16% no consumo de combustível para a versão de motor GTF já em serviço em comparação com os motores da geração anterior, nomeadamente o turbofan IAE V2500. O Advantage levará essa melhoria para 17%, de acordo com a PWC, além de permitir a compatibilidade com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).

A configuração Advantage inclui aprimoramentos de tecnologia em todo o núcleo do motor, para o qual a Pratt & Whitney completou mais de um ano de “giros” em solo e testes de vôo, que começaram no avião plataforma de testes B.747 em março.

Após a sua introdução em janeiro de 2024, o Advantage permitirá aos clientes misturar a nova configuração com os motores GTF atuais e se tornará o novo padrão de produção para a família A320NEO.

“Sempre dissemos que nossa arquitetura de fan com caixa de redução tem um longo caminho para crescimento e desenvolvimento futuro, e o GTF Advantage demonstra isso”, disse Tom Pelland, vice-presidente sênior de motores GTF, da Pratt & Whitney. “Nosso sistema de redução e a arquitetura geral do motor que ele permite são fundamentais para desbloquear os benefícios da aerodinâmica, materiais e sistemas avançados. Estamos empenhados em continuar a investir nessas tecnologias para a próxima geração de aeronaves comerciais”, disse Pelland. Embora visasse as melhorias para o A320NEO, as tecnologias que permitiram sua aplicação no programa Airbus provavelmente serão inseridas em outros programas, de acordo com Pelland.

A Pratt & Whitney divulga que o Advantage beneficiará especialmente as versões de longo alcance do A321NEO, expandindo significativamente a lista de operadoras de segmentos de vôo transatlânticos previstos para serem executados com o A321XLR, por exemplo. [EL] – c/ fontes