Pratt & Whitney obtém Certificação de Tipo pela Transport Canada para motor turbofan PW-545D, em 17.05.24
Em notícia do dia 13, a Pratt & Whitney Canada divulgou que o seu motor turbofan PW-545D está um passo mais perto de entrar em serviço após a obtenção no dia 09 de seu Certificado Tipo (TC/CT) pela autoridade Transport Canada Civil Aviation.
Certificado Tipo – Pratt & Whitney Canada / PW545A (14/02/1997), PW545B (12/12/2023), PW545C (14/03/2028), PW545D (09/05/2024):
https://wwwapps.tc.gc.ca/Saf-Sec-Sur/2/nico-celn/c_d.aspx?lang=eng&aprv_num=E-28&ISU_NUM=13&START_DATE=2024-05-09&AUTH_DESC=&DESC=&FRGN_NUM=&aprv_type=TA&PARTS_NUM=&id_num=1181
Em maio de 2023, a Textron Aviation anunciou que seu novo jato executivo Cessna Citation Ascend será equipado com (2) motores PW-545D, oferecendo melhor consumo específico de combustível, maior empuxo e maior tempo entre revisões.
“Como o mais recente derivado da família de motores PW-500, estamos ansiosos pela entrada em serviço do [Cessna Citation] Ascend”, disse Cedric Gauthier, vice-presidente de vendas e marketing, aviação geral da Pratt & Whitney Canada (uma empresa RTX). “A certificação foi concedida após 630 horas de testes de motor, além de 230 horas de testes de vôo na aeronave de teste-protótipo [Cessna Citation] Ascend”.
Tal como acontece com alguns de seus “irmãos” da Família PW-500, o PW-545D será equipado com FADEC, permitindo a integração do autothrottle no Cessna Citation Ascend. O motor duplo spool (conjunto combinando um compressor e uma turbina de alta pressão que o aciona usando um eixo de transmissão-conexão – connecting drive shaft) foi projetado com um compressor aprimorado de três estágios e é acionado por um módulo de turbina de alta pressão resfriado de estágio único. O novo motor PW-545D incorpora um misturador avançado e melhorias de eficiência nas seções do compressor e da turbina, diminuindo assim o consumo de combustível e nível de ruído e reduzindo as temperaturas de operação. O novo motor também está equipado com a tecnologia FADEC – Full Authority Digital Engine Control (controle de motor digital de autoridade total), incluída em muitos modelos PW-500. Isso permite que o Citation Ascend integre a nova tecnologia de aceleração automática (autothrottle) que simplifica a operação do motor, maximiza a eficiência e reduz a carga de trabalho do piloto.
Dados Certificado Tipo – PWC / PW545D (09/05/2024):
Conforme especificações da Pratt & Whitney Canada, a série PW-545 tem os seguintes valores:
– potência termodinâmica (Thermodynamic thrust) classe (na decolagem, ao nível do mar, dia padrão, condições estáticas, motor desinstalado) de 4.700 lbf.
– potência mecânica (Mechanical thrust) classe (na decolagem, ao nível do mar, dia padrão, condições estáticas, motor desinstalado) de 4.100 lbf.
– dimensões (aproximadas) de 47 pol./119,38 cm (altura), 32 pol./81,28 cm (largura) e 68 pol./172,72 cm (comprimento).
A PWC registra que existem aproximadamente 4.600 motores PW-500 (em 3 séries – PW-530, PW-535 e PW-545) em serviço hoje, com mais de 5.000 unidades fabricadas. A frota soma aproximadamente 24,5 milhões de horas de vôo. Os motores PW-500 também equipam outras aeronaves do portfólio da Textron Aviation, como o Cessna Citation Bravo (PW-530A), Excel (PW-545A), Ultra Encore (PW-535A), Encore+ (PW-535B), XLS (PW-545B) e XLS+ (PW-545C) – que será sucedido pelo Citation Ascend).
Além de uma Família de jatos executivos, a Textron Aviation também fabrica turboélices bimotores e monomotores, muitos dos quais movidos por motores Pratt & Whitney Canada. [EL]