Preço do QAv continua aumentado no EUA, em 03.05.22
Os combustíveis aeronáuticos continuam encarecendo no EUA, com alta de preços como resultado de transtornos nas entregas de combustíveis importados da Europa para os portos do leste americano causados pela crise na Ucrânia.
Os operadores de aeronaves com motorização à turbina ainda estão sentindo a pressão dos altos preços do combustível de aviação, um efeito da contínua guerra Rússia-Ucrânia e sua interrupção no fornecimento global de combustível devido a sanções à Rússia.
De acordo com o relatório de preços de combustível da Airnav desta segunda dia 02, o preço médio nacional do QAv-JET-A é de US$ 6,32/galão, ou US$ 1,67/litro (R$ 8,50/litro, com cotação do final do dia 02), um aumento de 21 centavos (de US$), 3,44%, em relação a duas semanas atrás.
A Nova Inglaterra está vendo os preços mais altos nos EUA – uma média de US$ 7,95 por galão, um aumento de 81 centavos por galão em relação a meados de abril, seguido pela região leste em US$ 7,40 por galão, como desequilíbrios de oferta decorrentes do fluxo reduzido de importações de combustíveis europeus na área continuam a trabalhar através do sistema. Com exceção do Alasca, todas as outras áreas dos EUA tiveram aumentos de preços nas últimas duas semanas.
O preço base de serviço logístico em aeroportos (FBO) mais alto atualmente registrado no país, US$ 12,88 por galão, foi no Aeroporto La Guardia de Nova York, mas peços descontados tão baixos quanto US$ 3,45 por galão na região leste ainda podem ser encontradas, dependendo das escalas de reabastecimento que um operador escolher fazer.
“A região está voltando ao equilíbrio com os estoques de suprimentos”, disse Joel Hirst, vice-presidente de vendas da Avfuel. Ele observou que os preços gerais ainda estão altos na região leste, mas estão voltando em linha com o resto dos EUA. “Espero uma volatilidade contínua em todos os mercados de jatos nos próximos meses”, acrescentou Hirst.
Denton Cinquegrana, analista-chefe de petróleo do opis – Oil Price Information Service (Serviço de Informaçoes de derivados de petróleo), observou que outro fator para a disponibilidade reduzida do JET-A (QAv) é a crescente recuperação da aviação comercial após sua queda de dois anos induzida pelo Covid. Durante esse período de baixa demanda por combustível de aviação, algumas refinarias configuraram sua produção mais fortemente para diesel e o pêndulo agora está voltando lentamente.
Além disso, Cinquegrana citou certas instalações petrolíferas que foram desativadas devido a obras ou fechadas ao serem convertidas em refinarias de combustível sustentáveis. “Acho que as contribuições estrangeiras [importações] não estarão lá, e isso significa que o EUA, e a Costa Leste em particular, terão que ser autossuficientes quando se trata de muitos combustíveis diferentes neste verão, seja seu jato combustível, ou diesel, ou gasolina”, disse ele para mídia AIN. Cinquegrana também observou que as refinarias da área e/ou qualquer aumento de capacidade nas principais artérias de transporte de combustível, como o oleoduto Colonial, terão que compensar. [EL] – c/ fontes