Preços de jatos executivos usados em alta, superando avaliações de mercado, em cenário de baixo estoque de aviões ofertados disponíveis, em 23.02.22
Com os estoques de aeronaves usadas pairando em mínimos históricos de 1,3%, os preços de oferta para venda continuam a aumentar, subindo 11% na base de comparação ano x ano, de acordo com a analista de mercado americana Jefferies Aerospace & Defense Electronics.
Algumas marcas estão vendo os preços dispararem como “foguete”, lideradas pela Gulfstream, que subiu 41% com base na força das vendas envolvendo os modelos (já fora de produção) G150 e G450, de acordo com a Jefferies.
Usando dados da Amstat, a Jefferies introduziu uma pesquisa mensal que rastreia os preços-base para jatos executivos. E observou que a avaliação estimada do estoque de aeronaves usadas (de “segunda mão”) aumentou 4% em relação a fevereiro de 2021. A avaliação da aeronave é baseada no preço médio de venda ajustado para prêmios e/ou descontos típicos, ‘idade’ da aeronave, atualizações, programas monitoramento/manutenção, condição de uso, fornecendo uma estimativa de qual deve ser o preço de venda de uma aeronave.
Com relação às avaliações, a Gulfstream está liderando o aumento de preços com o G280 e o G650 (modelos em linha de produção), cada um com alta de 26%, enquanto o G550 (de produção encerrada) subiu 29%.
Entretanto, os preços de oferta para venda já estão atualmente incompatíveis, 13% acima da avaliação média da frota. Essa dinâmica atravessa a maioria das frotas com exceção da linha Dassault.
“Os preços de venda de Gulfstream e EMBRAER no mercado de usados parecem ter a maior desconexão em relação à avaliação estimada, com preços 28% e 27% maiores”, informa a analista, para completar: “Os preços médios de usados da Bombardier e da Cessna estão 7% e 6% acima da avaliação estimada … A Dassault está relativamente alinhada”. [EL] – c/ fontes