Prefeitos de Piracicaba e de Rio Claro assinam Termo de Autorização da Ordem de Serviço dos estudos técnicos de viabilidade para implantação de um aeroporto regional entre os dois municípios de SP, sob planejamento estratégico do Governo Federal, em 06.09.25
Em agenda no Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), em Brasília, os prefeitos de Piracicaba (SP), Helinho Zanatta, e de Rio Claro (SP), Gustavo Perissinotto, participaram, no dia 03, da assinatura do Termo de Autorização da Ordem de Serviço marcando o início dos estudos técnicos de viabilidade para implantação de um aeroporto regional entre Piracicaba e Rio Claro (a 21 MN a N-NE de Piracicaba). A assinatura foi acompanhada pelo ministro de Portos e aeroportos Silvio Costa Filho.
O empreendimento integra o planejamento estratégico do Governo Federal para atender regiões com potencial de expansão no setor aéreo. A localização definida prevê que a pista fique dividida entre os dois municípios, o que demandará, futuramente, a formalização de convênio conjunto para gestão e concessões.
O projeto ainda está em fase inicial – a equipe técnica tem prazo de um ano para concluir os estudos de viabilidade e a versão executiva.
“A reunião foi muito proveitosa para avançarmos na intenção da construção do aeroporto regional. O intuito é que seja utilizado como terminal de cargas, mas também para aviões de passageiros, o que vai fomentar o nosso turismo. Quero ainda agradecer ao ministro Silvio Costa Filho, pela recepção, e ao deputado João Cury pela intermediação junto ao Governo Federal”, declarou Helinho Zanatta.
A prefeitura de Piracicaba reforça que o atual Aeroporto Municipal Pedro Morganti (SDPW) manterá sua vocação executiva e continuará com seu plano de modernização e expansão.
Em elevação do aeródromo de 1.917 pés, o aeródromo municipal Pedro Morganti (SDPW) tem pista 17/35 de 30 x 1.200 m., sem restrição de operação, com pavimento de asfalto com resistência PCN 21 (após trabalho de reforço, para resistência anterior de peso máximo de 4.000 kg) e resistência de subleito alta, com pressão admissível de pneu máxima média (de até 1,75 MPa, ou 253,75 psi, versus capacidade anterior de 0,50 MPa/72,5 psi). A pista é dotada de sistema de luzes (balizamento) com luzes laterais ao longo da pista a cada 60 m, e as luzes de cabeceira. O aeródromo hoje tem homologação para operação VFR diurna/noturna; o aeródromo é não-controlado, não dispondo de serviço de informação de vôo, com a operação contando com FCA (Frequência de Coordenação de aeronaves – de Aeródromo).
Em elevação do aeródromo de 1.968 pés, o aeródromo de Rio Claro (SDRK) tem pista (03/21) de terra (resistência de piso para aeronave com peso máximo de 5.600 kg) de 40 x 1.047 m., além de heliponto de 21 x 21 m. de grama. O aeródromo hoje tem homologação para operação VFR diurna.
