Prefeitura agenda duas licitações de contratação de serviços relacionados com o aeródromo municipal de Piracicaba/SP: instalação de sistema de câmeras de monitoramento/vigilância e elaboração de PBZPA, em 29.09.22
A prefeitura de Piracicaba (SP) agendou duas licitações por meio eletrônico para contratação de serviços relacionados com o aeródromo municipal – “Aeroporto Comendador Pedro Morganti” (SDPW).
Uma licitação – código 5962, processo nº 492/22 – 98.885/22 – tem como objeto a “Prestação de serviços de engenharia e instalação de câmeras de vídeo de monitoramento no Aeroporto Municipal”, com prazo corrido de 23/09 até 11/10/2022. O edital especifica o seguinte lote de materiais e mais o serviço de instalação do sistema de câmeras de vigilância, com um documento da Guarda Civil de Piracicaba, detalhando os materiais, integrando o edital:
1 – Câmera IP Speed Dome – 4 unidades
2 – Cabo óptico drop 04 FO SM – 320 m.
3 – Cabo óptico AS80 06 FO SM – 700 m.
4 – Plaqueta de identificação – 16 unidades
5 – Caixa de emenda/derivação – 4 unidades
6 – Splitter óptico desconectorizado – 3 unidades
7 – Splitter óptico conectorizado – 2 unidades
8 – Receptor óptico de dados ONU GPON – 4 unidades
9 – Ponto de terminação óptica com conectores SC fêmea – 4 unidades
10 – Cordão óptico SM com conectores tipo SC-PC/ SC-PC – 5 unidades
11 – Cabo de rede F/UTP CAT 6 – 80 m.
12 – Conector RJ45 Macho Blindado CAT6 – 8 unidades
13 – Caixa hermética com régua de tomadas – 4 unidades
14 – Cabo elétrico tipo PP – 160 m.
15 – Seal Tube de 1” (uma polegada) – 50 m.
16 – contratação de empresa especializada para prestação de serviços de engenharia visando à instalação de câmeras de vídeo de monitoramento.
A outra licitação – código 5972, processo nº 502/22 – 124.617/22 – tem como objeto a “Prestação de serviços para elaboração de Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA)”, com prazo corrido de 26/09 até 17/10/2022.
Conforme matéria do portal de notícias g1 (de 26/09/2022), a instalação de câmeras de vídeo de monitoramento no aeroporto foi a “medida adotada pela administração do espaço como medida de segurança, para monitoramento de vôos no entorno do terminal. Com os equipamentos, será possível registrar eventuais problemas em aeronaves e subsidiar investigações sobre acidentes e outras ocorrências no espaço aéreo das imediações, por meio da cessão das imagens”. As câmeras do tipo IP Speed Dome (zoom óptico de 23 vezes e digital de 32 vezes, rotação em 360 graus, além de foco manual e automático e recurso de desembaçamento automático) vão operar 24 horas por dia, diariamente, com proteção contra chuva e poeira.
A cidade paulista foi marcada por grave acidente no ano passado, em 14/09/2022, quando um bimotor turboélice King Air 260 espatifou-se no solo após a decolagem do aeródromo, matando todos os sete ocupantes (sendo cinco passageiros e dois pilotos).
De acordo com o edital, a estimativa é de que sejam gastos R$ 134,3 mil com a instalação dos equipamentos. A verba para a compra do sistema de videomonitoramento foi conquistada por meio de emenda parlamentar.
O diretor do aeroporto, Marcelo Kraide explica que o acidente com sete mortes ocorrido em setembro do ano passado não envolveu problemas de estrutura do terminal, que está com toda estrutura e procedimentos de acordo com normas ANAC. Mesmo assim, após o acidente, algumas melhorias foram realizadas. “Adquirimos rádios com mais alcance. Hoje, se tiver uma pane de algum avião, o pessoal consegue entrar em contato com a gente em uma distância maior. E a gente está colocando câmeras de monitoramento que a gente vai conseguir um alcance de 1,5 quilômetros. Se a gente já tivesse as câmeras, a gente com certeza poderia buscar a imagem total [do acidente de setembro de 2021], o que ajudaria até na investigação”, afirmou Kraide.
De acordo com Kraide, serão instaladas duas câmeras de cada lado da pista, com alta capacidade de alcance. “Eu acredito que até o final do ano a gente tenha elas operando”, detalhou Kraide. Ele exemplificou que esses equipamentos podem captar com imagens de qualidade situações como o desprendimento de uma peça de um avião após a decolagem ou algum movimento anormal. “É uma das coisas que ajuda muito no controle até nas investigações. Não vamos ficar pensando que todo mundo vai sofrer um acidente, mas podem acontecer algumas coisas que a gente pode estar monitorando”.
Kraide explicou que a busca por possíveis imagens de um acidente aéreo é uma das primeiras ações do CENIPA: “É a primeira coisa que o CENIPA pergunta: tem imagem? É uma coisa que a gente poderia ter contribuído, com uma coisa que não é tão cara”, afirmou, fazendo alusão ao acidente de setembro de 2021.
O acidente em setembro do ano passado, com o King Air 260 de matrícula PS-CSM, matou o empresário de Piracicaba Celso Silveira Mello Filho (de 73 anos), a esposa Maria Luiza Meneghel (71) e seus três filhos – Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin (48), Fernando e Celso Meneghel Silveira (46). Além deles, também morreram os pilotos Celso Elias Carloni, 39 anos, cmte. do avião, e Giovanni Dedini Gullo, 24 anos.
O avião decolava de Piracicaba, por volta de 09:00LT, com destino de Belém (PA). O ponto da queda foi a cerca de 2 km do aeródromo, numa área arborizada (plantação de eucaliptos) no bairro Santa Rosa. Na colisão e explosão pós-impacto o avião foi destruído. O acidente aconteceu logo após a decolagem – primeiras informações constam o avião voou por apenas 15 segundos.
Em elevação de 1.916 pés, o aeródromo de Piracicaba (SDPW) situa-se a 3 km a nordeste-leste (de ponto proeminente) do centro urbano, com pista (17/35) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21 e resistência de subleito alta, com homologação para operação VFR diurna/noturna, com circuito de tráfego por VAC e com aeródromo contando com sistema básico de iluminação/balizamento. Duas notas em ROTAER informam possibilidade de presença de animais silvestres na pista e concentração de pássaros (urubus) pelas cabeceiras 17 e 35 (setor leste).