Prefeitura conclui licitação para instalação de câmeras de monitoramento no aeroporto de Piracicaba (SP), visando acompanhamento e registro das operações aéreas do tráfego local, em 23.04.23


Fonte: g1 – 13/03/2023
A Prefeitura de Piracicaba (SP) concluiu a licitação para compra e instalação de quatro câmeras de monitoramento para o Aeroporto Comendador Pedro Morganti (SDPW).

De acordo com o edital, a estimativa era de que seriam gastos R$ 134,3 mil com a instalação dos equipamentos. No entanto, o valor arrematado foi menor, de R$ 91,6 mil, para a empresa Maxitech Sistemas e Tecnologia LTDA. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município e o próximo passo é assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. A partir daí, a empresa poderá instalar as câmeras.

No total, serão instaladas quatro câmeras do tipo IP Speed Dome, com qualidade Full HD, que vão operar 24 horas por dia, diariamente, com proteção contra chuva e poeira. Também é exigido zoom óptico de 23 vezes e digital de 32 vezes, rotação em 360 graus, além de foco manual e automático e recurso de desembaçamento automático.

A medida foi adotada pela administração do espaço para fim de segurança operacional, para monitoramento de vôos no entorno do terminal. Com os equipamentos, será possível registrar eventuais problemas em aeronaves e subsidiar investigações sobre incidentes/acidentes e outras ocorrências no espaço aéreo das imediações, por meio da cessão das imagens.

A licitação foi anunciada dias depois de completar um ano da queda de um bimotor turboélice King Air 260, em setembro de 2021, matando todos os sete ocupantes, com colisão em ponto fora do aeródromo em uma área de vegetação da cidade. A aeronave tinha partido do terminal e as únicas imagens feitas da queda são de celulares de particulares ou câmeras de segurança de imóveis de terceiros.

O diretor do aeródromo de Piracicaba, Marcelo Kraide, explica que o acidente com sete mortes ocorrido em setembro de 2021 não envolveu problemas de estrutura do terminal, e que o aeródromo está com toda estrutura e procedimentos de acordo com normas da ANAC.

Mesmo assim, após o acidente de setembro de 2021, algumas melhorias foram realizadas. “Adquirimos rádios com mais alcance. Hoje, se tiver uma pane de algum avião, o pessoal consegue entrar em contato com a gente em uma distância maior. E a gente está colocando câmeras de monitoramento que a gente vai conseguir um alcance de 1,5 km. Se a gente já tivesse as câmeras, a gente com certeza poderia buscar a imagem total [do acidente de setembro de 2021], o que ajudaria até na investigação”, Kraide afirmou. Kraide exemplifica que esses equipamentos podem captar com imagens de qualidade situações como o desprendimento de uma peça de um avião após a decolagem ou algum movimento anormal. “É uma das coisas que ajuda muito no controle até nas investigações. Não vamos ficar pensando que todo mundo vai sofrer um acidente, mas podem acontecer algumas coisas que a gente pode estar monitorando”.

Em elevação de 1.917 pés, o aeródromo de Piracicaba (SDPW) – ARP 22°42’38”S/047°37’10”W – situa-se a 3 km a nordeste-leste (de ponto proeminente) do centro urbano, com pista (17/35) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21 e resistência de subleito alta, com homologação para operação VFR diurna/noturna, com circuito de tráfego por VAC, pelo setor leste, e com aeródromo contando com sistema básico de iluminação/balizamento.


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