Prêmio “Aviação Mais Brasil”, da SAC, celebra destaques do setor aeroportuário em 2022, em 19.04.23


Nota postada no dia 18 no site do MINFRA divulgou os aeroportos e cias. aéreas que mais se destacaram em 2022, que foram agraciados com o Prêmio “Aviação Mais Brasil”, uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos.

A premiação reconhece a excelência no setor de aviação brasileiro e é um dos eventos mais importantes do calendário do setor.

Essa foi a oitava edição do prêmio, que tem o objetivo incentivar a busca pela qualidade e excelência na prestação de serviços aeroportuários, de empresas aéreas e órgãos públicos atuantes nos aeroportos brasileiros e, consequentemente, aumentar o nível de satisfação dos passageiros com o transporte aéreo.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, lembrou que a pesquisa é aplicada há 10 anos e os dados coletados norteiam a condução dos aeroportos e os atores do setor. “A pesquisa é um termômetro de como está a operação dos aeroportos. É um instrumento poderoso porque vai além do registro da satisfação dos passageiros, torna-se um instrumento de gestão”, afirmou.

Inicialmente voltada aos 20 principais aeroportos do país, desde o ano passado, a premiação passou a avaliar 41 aeroportos regionais, que têm movimentação de 100 mil a 2 milhões de passageiros. Os resultados vêm da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela SAC ao longo do ano de 2022 nos 61 aeroportos.

Os prêmios das categorias de satisfação dos passageiros são distribuídos com base nas notas atribuídas pelos viajantes tanto para os aeroportos de grande porte, quanto para os regionais e nos indicadores relacionados aos serviços prestados pelas empresas aéreas nos 20 principais aeroportos brasileiros.

Para construir o ranking da pontualidade, a premiação observou o rigor dos horários tanto nos aeroportos quanto nas empresas aéreas. O cálculo foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para aeroportos que possuem a ferramenta Tatic Flow. Neste quesito foram premiados os mais precisos em horários por porte de movimentação e a empresa aérea mais pontual.

Aeroportos Regionais – movimentação de 100 mil a 1,5 milhão de passageiros:

  1. Aeroporto + Brasil Regional – Sudeste – Aeroporto de Montes Claros (SBMK), em MG, operado pela AENA
  2. Aeroporto + Brasil Regional – Sul – Aeroporto de Cascavel (SBCA), no PR, operado pela TRANSITAR (autarquia municipal)
  3. Aeroporto + Brasil Regional – Centro Oeste e Norte – Aeroporto de Marabá (SBMA), no PA, operado pela VINCI
  4. Aeroporto + Brasil Regional – Nordeste – Aeroporto de Imperatriz (SBIZ), no MA, operado pelo CCR

Aeroporto + Brasil Regional – Melhor Aeroporto Regional do Brasil – Aeroporto de Imperatriz

Aeroporto Nacionais – movimentação acima de 1,5 milhão de passageiros:
1 – Pontualidade:

  1. Aeroporto + Pontual – Aeroporto de 1,5 a 5 milhões de passageiros – Aeroporto de Vitória (SBVT), operadora Zurich Airport
  2. Aeroporto + Pontual – Aeroporto de 5 a 10 milhões de passageiros – Aeroporto do Recife (SBRF), operadora AENA
  3. Aeroporto + Pontual – Aeroporto acima de 10 milhões de passageiros – Aeroporto Santos Dumont (SBRJ) – INFRAERO

2 – Satisfação geral:

  1. Aeroporto + Brasil – Aeroporto de 1,5 a 5 milhões de passageiros – Aeroporto de Florianópolis (SBFL), operadora Zurich Airport
  2. Aeroporto + Brasil – Aeroporto de 5 a 10 milhões de passageiros – Aeroporto de Porto Alegre (SBPA), operadora Fraport
  3. Aeroporto + Brasil – Aeroporto acima de 10 milhões de passageiros – Aeroporto Viracopos (SBKP), operadora EGIS

Aeroporto + Brasil – Melhor Aeroporto do Brasil – Aeroporto de Florianópolis (SBFL)

Para o ministro Márcio França, a edição deste ano do “Aviação Mais Brasil” é especial porque premia os destaques avaliados no ano pós-pandemia. “Os esforços foram diferenciados. Com retorno das operações aeroviárias trabalhando intensamente, o intuito do novo Governo Federal agora é ampliar o acesso com a entrega de novos aeroportos regionais e políticas como o Voa Mais Brasil, que está sendo desenvolvido pela SAC”, declarou o ministro.